quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saia do deserto e venha para Horebe: o Monte de Deus!




1 Reis 19: 1-16

Como é bom termos nosso encontro com Deus, termos nosso encontro com o Único que pode salvar as nossas almas do pecado e nos dar a vida eterna. Além disso, o Senhor deseja realizar uma obra através de nós, Ele revela ao nosso coração como desempenharmos o ministério que Ele quer e nos prepara para isso. Que maravilha, começamos a todo vapor a cumprir o chamado de Deus, nos dispomos para ajudar, nos interessamos em aprender coisas novas e assim Deus começa a nos usar. No entanto, as dificuldades começam a aparecer, e muitos de nós começamos a recuar, começamos a temer, e assim procuramos um lugar para nos refugiar, e ao invés de irmos para os braços do Senhor, procuramos e nos refugiamos em desertos, e chegando lá, desejamos a morte, desejamos abandonar tudo e muitos de nós perdemos tudo aquilo que conquistamos.


Assim foi com o profeta Elias, o Senhor lhe chamou, revelou em seu coração o ministério ao qual Deus quisesse que ele desempenhasse, e Elias foi logo sendo usado por Deus. Elias já começa dizendo uma palavra a Acabe, que não choveria durante algum tempo segundo a sua palavra, logo mais ele vai a Sarepta e lá ele ressuscita um menino, passado um tempo, Elias desafia muitos profetas de Baal e vence o desafio e em seguida mata os profetas baalins. Que benção, o profeta Elias está cumprindo o chamado de Deus, porém as dificuldades começam a aparecer, e Elias começa a temer.
Jezabel o ameaça de morte, Elias logo busca refugio, não nos braços do Senhor, mas em um deserto, e lá ele deseja a morte. Porém um anjo de Deus lhe aparece, da alimento por duas vezes a ele, e o profeta Elias por 40 dias e 40 noites sai de um deserto, e caminha em direção onde tudo começou, onde ele iria ser fortificado, ele caminha para o monte Horebe, que significa o monte de Deus.

E quando Elias chega até Horebe, algumas coisas acontecem da parte de Deus para Elias, por isso vamos meditar no tema: Saia do deserto e venha para Horebe: o monte de Deus.

1º É no monte de Deus, onde o Senhor fala comigo
Chegando ao monte Horebe, Elias não estava em condições de buscar a Deus, por isso o Senhor que não é um Deus carrasco, dirige sua palavra a Elias. Deus o confronta (v.s.09), Deus o encoraja (v.s. 11) e Deus o consola. Assim Elias já experimenta o primeiro manifestar de Deus, para quem esta no monte Horebe. Conosco também acontece assim, quando saímos de um deserto por qualquer motivo que seja e vamos para o monte de Deus, o Senhor pronuncia a sua voz a nós, Ele nos confronta, nos encoraja e nos consola.

2º É no monte de Deus, onde o Senhor se revela a nós de uma maneira nova
Elias depois de ouvir a voz do Senhor, ele irá experimentar algo novo da parte do Senhor. Deus diz a Elias para ele se preparar porque o Senhor iria passar e se revelar a ele. Elias se coloca em posição, um grande e forte vento passa, Elias talvez tenha até dado glória a Deus, porém o Senhor não estava no vento, depois do vento um terremoto, talvez Elias tenha dito: “Agora é o Senhor”, porém o Senhor não estava no terremoto, depois do vento e do terremoto, um fogo surge, porém o Senhor não estava no fogo, Elias poderia ter se frustrado, porém agora o Senhor quer se manifestar a Elias de uma maneira nova, então uma voz calma e suave sopra, aparece, Elias se surpreende, pois ele estava acostumado a manifestações de grande evidencias, porém o Senhor preferiu se manifestar de uma maneira nova através de uma voz calma e suave. Assim é conosco, o Senhor quer se manifestar de uma ou mais maneiras que não conhecemos ainda, por isso venha para Horebe.

3º É no monte de Deus onde o Senhor me encoraja a começar tudo de novo
Elias ouve a voz do Senhor, experimenta o manifestar de Deus e agora o Senhor lhe encoraja para que ele comece seu ministério novamente. Que maravilha, no monte de Deus, o Senhor, ao invés de destruir Ele nos encoraja a começarmos tudo de novo, e a partir dali, Elias prossegue seu ministério e o nome do Senhor continuou sendo glorificado. Assim é conosco, o Senhor pronuncia sua voz a nós, se revela de uma maneira nova e nos encoraja a começarmos tudo de novo, para isso acontecer e nossa história continuar sendo uma história que agrade a Deus, devemos sair do deserto e ir a Horebe, o monte de Deus.



IRMÃO ANDERSON.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES