A crença em tríades de deuses era comum nos povos da antiguidade. A trindade é uma doutrina em que seus fieis crêem que três seres (deuses) estão todos incluídos numa única essência substancial. Os três são iguais a um; não um, e ainda assim não diferentes; sem partes nem composição. Quando consideradas como uma só, fala-se das três pessoas como sendo o Perfeito (Tatagata). Não há nenhuma diferença real entre as três pessoas da trindade. São manifestações, aspectos diferentes da mesma substância imutável.
O livro “O Simbolismo de Deuses e Rituais Hindus” diz a respeito de uma trindade hindu que existia séculos antes de Cristo: “Shiva é um dos deuses da Trindade. Diz-se que ele é o deus da destruição. Os outros dois deuses são Brama, o deus da criação, e Vixenu, o deus da preservação. Para indicar que esses três processos são um só e o mesmo, os três deuses são combinados numa forma única.”
Vejam outros exemplos nesta ilustração:
Trindade Egípcia: Hórus, Osíris e Ísis da XXII dinastia (945 a 712 a.C.)
Trindade Babilônica: Istar, Sin e Shamash
Trindade Assíria: deus Assur com três cabeças
Trindade Hindu: BRAHMA, VISHNU e SHIVA
Trindade Romana: Zeus, Demeter e Dionizius
O Manual da Trindade da Catequese Católica explica a trindade desta forma:
“O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ele estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja. No Novo Testamento há freqüente menção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Uma leitura atenta destas passagens escriturísticas leva-nos a uma inconfundível conclusão: cada uma destas Pessoas é apresentada como tendo qualidades que só a Deus podem pertencer. Mas se há apenas um só Deus, como pode ser isso?
A Igreja estudou este mistério com grande solicitude e, depois de quatro séculos de investigações, decidiu expressar a doutrina deste modo: Na unidade da divindade há três Pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – realmente distintas uma da outra. Assim, nas palavras do Credo de Atanásio: “O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e, no entanto não são três deuses, mas um só Deus”.
“E nesta Trindade nada é primeiro ou posterior; nada maior ou menor; mas todas as três Pessoas são a si co-eternas e co-iguais.”
Confuso não! A Doutrina da Trindade é contrária à razão, pois diz que o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e, no entanto não são três deuses, mas um só Deus.
Como entender isso? São pessoas distintas, cada um é Deus, mas, no entanto, não são três deuses e sim um Deus, como entender isso de forma racional?
Agora vejamos o que nos diz a Bíblia sobre Deus, o Pai; Jesus o Filho e o Espírito Santo:
(Marcos 12:28-29). “… Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”!
(João 17:3).“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
(Tiago 2:19). “Crês, tu que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem”.
(I Cor 8: 5 – 6). Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”, para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vem todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas, e por meio de quem vivemos.ele.
(João 4:23-24). “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
(Isaías 45:5). “Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces”.
(Rom. 1:7) “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Romanos 16:27). Ao único Deus, sábio, seja dado glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
(Efésios 4:6)- Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
(Efésios 1:3). “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.
(João 20:17). “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”.
(Atos 5:30). “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro”.
(II Tessalonicenses 2:16) - E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
(I Timóteo 2:5). “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.
(I Timóteo 6: 14. 15 e 16) - Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 15: A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores; 16: Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (Veja só o PAI possuia Imortalidade).
(Colossenses 3:17)- E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
(Judas 25) “A ele, o único Deus, o nosso Salvador, sejam dados, por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!”.
(Apoc. 7:10) e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence à salvação”.
(Apoc. 22:1) “Então me mostrou o rio da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.”
(Apoc. 22:3) “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão”.
(Rom. 15:6) “para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(I Cor. 1:3) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(II Cor. 1:2) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(II Cor. 1:3) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”
(II Cor. 11:31) “O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.”
(Gal. 1:3) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo”
(Efésios 1:2) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Efésios 1:17) “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”
(Efésios 5:20) “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”
(Efésios 6:23) “Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo”
(Fil. 1:2) “graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Col. 1:3) “Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós”
(I Tess.1:1) “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.”
(I Tess. 1:3) “recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”
(I Tess. 3:11) “Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós”
(II Tess. 1:1) “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo”
(II Tess. 1:2) “graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.”
(I Tim. 1:2) “a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.”
(II Tim. 1:2) “ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.”
(Filemom 1:3) “graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Tito 1:4) “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador”.
(I Pedro 1:3) “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”
(II João 1:3) “a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.”
Que o Deus único e verdadeiro te abençoe!