|
MENU
Pesquisar neste blog
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Primeiro grupo histórico no Acre
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
A Última Mensagem para a Igreja e para o mundo
* Introdução
Este artigo divide-se em duas partes. Na primeira, procuraremos resumir as três mensagens angélicas, mensagem exclusivamente comunicada à Igreja Adventista do Sétimo dia para ser dada ao mundo. Esta mensagem é da mais alta relevância, pois está diretamente relacionada com o destino eterno de cada ser humano. Na segunda parte, veremos que a Igreja acabou incluída na segunda mensagem angélica, pois fracassou em sua missão de apresentá-la ao mundo. Esta mensagem agora está sendo dada por humildes instrumentos.
“Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados.” (O Grande Conflito, p. 606.)
I) As Três Mensagens Angélicas
1. A primeira mensagem
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra e o mar, e as fontes das águas.” Apoc. 14: 6 e 7.
A primeira mensagem tem a ver com adoração ao Deus verdadeiro, e este não é “três deuses” muito menos “três-em-um”, mas o “único Deus verdadeiro”, conforme João 17:3, I Coríntios 8:6, I Tim. 6:16 e Êxodo 20:2 e 3, entre tantos outros textos. A primeira mensagem também anuncia a chegada do juízo.
“A vinda de Cristo ao lugar santíssimo como nosso Sumo Sacerdote, para a purificação do santuário, a que se faz referência em Daniel 8:14; a vinda do Filho do homem ao Ancião de Dias, conforme se acha apresentada em Daniel 7:13; e a vinda do Senhor a Seu templo, predita por Malaquias 3:1, são descrições do mesmo acontecimento; e isso é também representado pela vinda do esposo ao casamento, descrita por Cristo na parábola das dez virgens, de Mateus 25.” (O Grande Conflito - Pág. 426).
“Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? (I Pedro 4:17).
“Enquanto o juízo investigativo prosseguir no Céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. Esta obra é mais claramente apresentada nas mensagens do capítulo 14 de Apocalipse.” (O Grande Conflito - Pág. 425.)
Atos 3:19 na versão King James, diz o seguinte: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor.”
“A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. Eis aí "os tempos do refrigério" que o apóstolo Pedro esperava quando disse: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo." Atos 3:19 e 20 (KJV).” (O Grande Conflito – pp. 611, 612)
Os pecados dos que se arrependeram e se converteram só serão apagados quando vierem os tempos de refrigério, isto é, quando vier a chuva serôdia que simboliza o derramamento do Espírito Santo no fim do juízo investigativo, ao término do tempo de graça. Neste sentido, a Expiação não foi completada na cruz, como dizem os evangélicos, mas será completada no final do juízo investigativo.
“No juízo será examinado o uso feito de cada talento. Como empregamos nós o capital que nos foi oferecido pelo Céu? Receberá o Senhor à Sua vinda aquilo que é Seu, com juros? Empregamos nós as faculdades que nos foram confiadas, nas mãos, no coração e no cérebro, para a glória de Deus e bênção do mundo? Como usamos nosso tempo, nossa pena, nossa voz, nosso dinheiro, nossa influência? Que fizemos por Cristo, na pessoa dos pobres, aflitos, órfãos ou viúvas? Deus nos fez depositários de Sua Santa Palavra; que fizemos com a luz e verdade que se nos deram para tornar os homens sábios para a salvação? Nenhum valor existe na mera profissão de fé em Cristo; unicamente o amor que se revela pelas obras é considerado genuíno. Contudo, é unicamente o amor que, à vista do Céu, torna de valor qualquer ato. O que quer que seja feito por amor, seja embora pequenino na apreciação dos homens, é aceito e recompensado por Deus.” (O Grande Conflito, p. 487)
2. A Segunda Mensagem Angélica
“Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da fúria da sua prostituição.” Apoc. 14:8
O quarto anjo tem uma mensagem correlata:
“Caiu, caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição.” Apoc. 18: 2 e 3.
“Declara-se que Babilônia é "mãe das prostitutas". Como suas filhas devem ser simbolizadas as igrejas que se apegam às suas doutrinas e tradições, seguindo-lhe o exemplo em sacrificar a verdade e a aprovação de Deus, a fim de estabelecer uma aliança ilícita como mundo. A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia, deve aplicar-se às organizações religiosas que se corromperam. Visto que esta mensagem se segue à advertência acerca do juízo, deve ser proclamada nos últimos dias; portanto, não se refere apenas à Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condição decaída há muitos séculos. Demais, no capítulo 18 do Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia. E em que corporações religiosas se encontrará
hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante.” O Grande Conflito, p. 382 e 383.
Por que as Igrejas protestantes “caíram”?
“Caíram, porém, pelo mesmo desejo que foi a maldição e ruína de Israel - o desejo de imitar as práticas dos ímpios e buscar-lhes a amizade.” O Grande Conflito, p. 383.
Ellen White, profetiza da Igreja Adventista, bem como uma de suas fundadoras, advertiu:
“Estamos em perigo de tornar-nos uma irmã da caída Babilônia deixando que nossas igrejas tornem-se corrompidas e cheias de todo espírito imundo e esconderijo de toda ave imunda e detestável...”. (Manuscript Releases, Vol. 21, page 380).
“Se a igreja de Deus tornar-se morna, ela não tem a aprovação de Deus mais do que as igrejas que são representadas como tendo caído e se tornado habitação de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,” Ellen White advertiu. “Aqueles que têm tido oportunidades de ouvir e receber a verdade e que se tem unido com a Igreja Adventista do 7º Dia, chamando-se a si mesmos de povo de Deus guardadores dos mandamentos, e, contudo, não possuem mais vitalidade e consagração a Deus do que as igrejas nominais, receberão as pragas de Deus tão exatamente como as igrejas que se opõem à lei de Deus.” (Manuscript Releases, Vol. 19, page 176).
Hoje podemos ver o vinho (doutrinas falsas) de Babilônia no meio da Igreja Adventista do 7º dia. Podemos citar, por exemplo, as seguintes:
a) O dogma da Trindade
b) Expiação completada na cruz
c) A graça barata (doutrina dos Nicolaítas, Apoc. 2:15)
d) A Natureza de Cristo como a de Adão antes da queda.
e) A música gospel
f) Santa ceia a luz de velas
g) Culto aos domingos de manhã, etc...
3. A Terceira Mensagem Angélica
“E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice de sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não tem repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” (Apoc. 14: 9-12; KJV).
Basicamente, podemos dividir a terceira mensagem angélica em quatro partes: 1) O selo de Deus, e a marca da Besta, 2) A condição para receber o selo de Deus, 3) A fé de Jesus, e 4) A reforma de saúde. Vamos analisar cada parte.
1. O selo de Deus e a marca da Besta
A profecia nos diz que o sábado será o selo de Deus, e o domingo será o sinal da Besta.
“O sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem. Ao passo que a observância do sábado espúrio (o domingo) em conformidade com a lei do Estado, contrária ao quarto mandamento, será uma declaração de fidelidade ao poder que se acha em oposição a Deus, é a guarda do verdadeiro sábado, em obediência à lei divina, uma prova de lealdade para com o Criador. Ao passo que uma classe, aceitando o sinal de submissão aos poderes terrestres, recebe o sinal da besta, a outra, preferindo o sinal da obediência à autoridade divina, recebe o selo de Deus.” (O Grande Conflito, p. 605)
2. A condição para receber o selo de Deus
“Nem todos que professam guardar o sábado serão selados. Existem muitos, mesmo entre aqueles que ensinam a verdade a outros, que não receberão o selo de Deus em suas frontes. Eles têm a luz da verdade, conhecem a vontade de Seu Mestre, compreenderam cada ponto de nossa fé, porém não possuem obras correspondentes. Estes que estão tão familiarizados com a profecia e os tesouros da sabedoria divina deveriam ter exercido sua fé. Deveriam ter ordenado sua casa para que, por meio de uma bem ordenada família, pudessem apresentar ao mundo a influência da verdade sobre o coração humano.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 213 e 214).
“Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus enquanto nossos caracteres tiverem uma mancha ou nódoa sobre eles. Cabe a nós remediar os defeitos de nosso caráter e purificar o templo da alma de toda impureza. Então a chuva serôdia cairá sobre nós como a chuva temporã caiu sobre os discípulos no Dia de Pentecostes”. (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 214).
“Eu vi que ninguém poderia participar do ‘refrigério’ a menos que obtivesse a vitória sobre cada tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre cada má palavra e ação. Deveríamos, portanto, nos aproximar cada vez mais do Senhor e estar diligentemente procurando aquela preparação necessária para nos habilitar a permanecer de pé na batalha no dia do Senhor.” (Early Writings, p. 71 (1851); Last Day Events, p. 192)
3. A fé de Jesus (versão King James)
A fé de Jesus é aquela fé que Jesus teve em seu Pai durante sua vida aqui na terra.
“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. I João 2:6. “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no Seu trono.” Apoc. 3:21.
“Jesus tem aberto um caminho a cada um pelo qual sabedoria, graça, e poder podem ser obtidos. Ele é nosso exemplo em todas as coisas, e nada deveria desviar a mente do principal objetivo na vida, o qual é ter Cristo na alma, derretendo e subjugando o coração”. (Testemunhos para a Igreja, Vol. 5, p. 278).
“Jesus deixou as côrtes celestiais e sofreu e morreu em um mundo degradado pelo pecado, para que pudesse ensinar o homem como passar pelas provações da vida e vencer suas tentações. Ele é o modelo para nós.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 312).
Cristo não veio ao mundo com a natureza de Adão antes da queda, mas veio com a natureza caída, porém de um homem convertido, que tem a mente espiritual. “Porque a mente carnal é morte; mas a mente espiritual é vida e paz. Porquanto a mente carnal é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:6 e 7, KJV.
“Cristo nada fez que a natureza humana não possa fazer se for participante da natureza divina.” (Signs of the Times, 17 de junho de 1897; e II Pedro 1:4). Podemos ter a natureza divina “se é que o Espírito de Deus habita em vós”. Romanos 8:9.
“Ao participar da natureza divina, as tendências para o mal, herdadas e cultivadas, são extirpadas do caráter, e nos convertemos em um poder vivente para o bem. Ao aprender cada dia do divino Mestre, ao participar de Sua natureza, colaboramos com Deus ao vencer as tentações de Satanás. Deus opera e o homem opera para que possamos ser um com Cristo, tal como Cristo é um com Deus”. (Ellen White, Review and Herald, 24-4-1900, 236).
A fé de Jesus é aquela que opera a transformação do caráter e justifica o homem.
“A fim de que o homem seja justificado pela fé, a fé deve alcançar o ponto em que controlará as afeições e impulsos do coração; e é pela obediência que a própria fé se torna perfeita.” (Selected Messages, vol. 1, p. 366)
4. A reforma de saúde
A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos fazer um movimento de progresso nesta grande obra. Pastores e povo precisam agir em harmonia. O povo de Deus não está preparado para o alto clamor da terceira mensagem angélica. Eles têm uma obra a fazer por si mesmos, e que não podem deixar para que Deus a faça por eles. Ele deixou esta obra para que eles a façam. É uma obra individual; uma obra que não pode ser deixada para outro. "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." II Cor: 7:1. A glutonaria é o pecado prevalecente neste século. O lascivo apetite torna homens e mulheres escravos, obscurecendo-lhes o intelecto e diminuindo-lhes a sensibilidade moral a tal ponto que as sagradas e elevadas verdades da Palavra de Deus não são apreciadas. As inclinações inferiores têm dominado homens e mulheres. Para que esteja em condições para a trasladação, o povo de Deus deve conhecer-se a si mesmo. Precisa compreender, com respeito a sua estrutura física, que podem com o salmista, exclamar: "De um modo terrível e tão maravilhoso fui formado" Sal. 139:14. Devem eles ter sempre o apetite em sujeição aos órgãos morais e intelectuais. O corpo deve ser servo da mente, e não a mente serva do corpo. (Testemunhos para a Igreja, vol. 1, págs. 486 e 487. Conselhos Sobre o Regime Alimentar - Pág. 33).
“O mais alto centro de controle do apetite é o lobo frontal do cérebro. Um lobo frontal prejudicado resulta num caráter prejudicado. A principal causa de danificação do lobo frontal são hábitos impróprios de estilo de vida.” (Dr. Neil Nedley, Proof Positive, 259)
“Porém, mantenho sob controle o meu corpo, e o trago em sujeição, para que tendo pregado a outros não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:27).
“Temperança no comer e beber em nossas mesas, assim como o exercício da temperança em relação a qualquer outra coisa, é essencial se viermos a vencer assim como Cristo venceu.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 4, p. 215).
“O povo precisa que se lhes ensine que as drogas não curam as doenças. É verdade que elas por vezes proporcionam temporário alívio, e o paciente parece restabelecer-se em resultado de havê-las usado; isso acontece porque a natureza possui bastante força vital para expelir o veneno, e corrigir as condições ocasionadoras do mal. A saúde é recuperada a despeito da droga. Mas na maioria dos casos ela apenas muda a forma e o local da doença. Muitas vezes o efeito do veneno parece ser vencido por algum tempo, mas os resultados permanecem no organismo, operando posteriormente grande dano. (A Ciência do bom viver pág 126)
“Há muitos modos de praticar a arte de curar; mas um só existe aprovado pelo Céu. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza, que não sobrecarregarão nem enfraquecerão o organismo mediante suas fortes propriedades. Ar puro e água, asseio, regime adequado, pureza de vida e firme confiança em Deus, são remédios por cuja falta milhares de pessoas estão perecendo; todavia esses remédios estão caindo em desuso, porque seu hábil emprego requer trabalho que o povo não aprecia. Ar puro, exercício, água pura, e morada limpa e aprazível, acham-se ao alcance de todos, com apenas pouca despesa; as drogas, porém, são dispendiosas, tanto no gasto do dinheiro, como no efeito produzido no organismo.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 443.)
Os remédios naturais são: 1) Nutrição, 2) Exercício, 3) água pura, 4) Luz solar, 5) Temperança, 6) Ar puro, 7) Descanso, e 8) Confiança em Deus.
II) A ÚLTIMA MENSAGEM PARA A IGREJA
“O verdadeiro povo de Deus, o qual tem o espírito da obra do Senhor e a salvação de almas no coração, sempre verá o pecado em seu caráter real e pecaminoso. Eles sempre tratarão de modo fiel e franco com os pecados que assediam o povo de Deus. Especialmente no término da obra para a igreja, no tempo do selamento dos cento e quarenta e quatro mil, que devem permanecer sem falta perante o trono de Deus, sentirão mais profundamente os erros do povo professo de Deus. Isto é fortemente apresentado pela ilustração dada pelo profeta [Ezequiel 9], da última obra, sob a figura dos homens, cada um com armas destruidoras na mão. Um homem entre eles estava vestido de linho, com um tinteiro de escrivão na cintura. “E o Senhor disse para ele: Passa pelo meio da cidade [Igreja], pelo meio de Jerusalém [Igreja], e marque a testa dos que suspiram e gemem por causa das abominações que são feitas no meio dela”. (Ellen White, Second Advent Review and Sabbath Herald, 23 de setembro de 1873; também 8 de junho de 1886. Enfases fornecida)
Comentando sobre a mundanidade do ‘povo peculiar de Deus’, Ellen White diz o seguinte:
“A mesma desobediência e fracasso que foram vistos na igreja Judaica tem caracterizado em maior grau o povo que tem tido esta grande luz do céu nas últimas mensagens de advertência”. (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 456)
Na reunião da Conferência Geral de 1893, Stanton e Caldwell distribuíram um panfleto intitulado “Alto Clamor”, no qual denunciavam a IASD como sendo uma igreja Babilônia-Meretriz, e, portanto, a necessidade do povo de Deus ‘sair dela’ . Caldwell foi enviado para a Austrália para conseguir o endosso de Ellen White a este chamado. Ellen White reagiu vigorosamente condenando esta mensagem, à luz do fato de que o povo de Deus , naquele tempo (1893), estava dando ouvidos aos conselhos da Testemunha Verdadeira, e estava confessando seus pecados e se arrependendo. Portanto, não era a mensagem correta para dar ou receber.
“Aqueles que afirmam que a IASD constitui Babilônia, ou qualquer parte da Babilônia, seria melhor que ficassem em casa.. Que eles parem e considerem qual é a mensagem a ser proclamada neste tempo.” (Testemunhos para Ministros, p. 37, 1893)
Porém, a Igreja Adventista do sétimo dia (IASD) se desviou da verdade, fazendo pior do que Israel no passado.
“Vi que muitos que professam crer na verdade para estes últimos dias acham estranho que os filhos de Israel murmurassem em sua peregrinação; que após o maravilhoso tratamento que Deus lhes dispensara, pudessem ser tão ingratos a ponto de esquecerem o que Ele lhes fizera. Disse o anjo: ‘TENDES FEITO PIOR DO QUE ELES’”. (Testemunhos para a Igreja, vol. 1, p. 129; ênfase acrescentada) ]
Hoje, a maioria dos Adventistas se assusta quando ouve dizer que a IASD se tornou Babilônia. Mas isto é o que foi profetizado:
“Por meio destes solenes avisos o povo será comovido. Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas, escutá-las-ão. Com espanto ouvirão o testemunho de que Babilônia é a igreja, caída por causa de seus erros e pecados, por causa de sua rejeição da verdade, enviada do Céu a ela.” (O Grande Conflito, pp. 606, 607)
A seguinte afirmação é apresentada como aparece na referência. Todos os colchetes estão como Ellen White os inseriu. Compare com Mateus 11: 23 e 24:
“E tu Cafarnaum [Adventistas do 7º dia, que tem tido grande luz], que foste exaltada até os céus [em termos de privilégio], serás abatida até o inferno: pois se as poderosas obras que tem sido feitas em ti, tivessem sido feitas em Sodoma, ela teria permanecido até este dia. Mas vos digo que haverá mais tolerância para a terra de Sodoma no dia do juízo, que para ti” (Ellen White, Review and Herald Articles, vol. 3, p. 69, col. 3)
Continuando na página 607 do Grande Conflito (capa dura):
“Ao ir o povo a seus antigos ensinadores, com a ávida pergunta - São estas coisas assim?” (Aqui, devemos perguntar: Que coisas são estas que o povo pergunta para seus ensinadores?
Algumas sugestões: 1) A doutrina da Trindade, 2) A natureza humana de Cristo, 3) Expiação – completada na cruz, ou no santuário celestial?, 4) O que devo fazer para ser salvo?, 5) A reforma de saúde, 6) A música gospel, 7) Ecumenismo, 8) Infiltração Jesuíta na igreja, etc...)
- os ministros apresentam fábulas, profetizam coisas agradáveis, para acalmar-lhes os temores, e silenciar a consciência despertada. Mas, visto que muitos se recusarão a satisfazer-se com a mera autoridade dos homens, pedindo um claro - "Assim diz o Senhor" - o ministério popular, semelhante aos fariseus da antiguidade, cheio de ira por ser posta em dúvida a sua autoridade, denunciará a mensagem como sendo de Satanás, e agitará as multidões amantes do pecado para ultrajar e perseguir os que a proclamam.” (O Grande Conflito, p. 607)
“Líderes Adventistas que tem rejeitado a luz estão inflamados com loucura contra a santa lei de Deus, assim como a nação Judaica estava contra o Filho de Deus. Eles estão em terrível engano, enganando a outros e sendo eles mesmos enganados.” (Testemunho para a Igreja, vol. 2, p. 452)
Na página 607 do livro O Grande Conflito, Ellen White diz o seguinte:
"O Clero empregará esforços quase sobre-humanos para excluir a luz, receoso de que ilumine seus rebanhos. Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar todo estudo destes assuntos vitais."
Quais seriam estes assuntos vitais? Certamente que são os assuntos mencionados acima, que se relacionam com as três mensagens angélicas.
Continuando na página 607 do Grande Conflito, Ellen White faz a seguinte declaração:
"A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão católicos e protestantes."
Qual é esta igreja com a qual se unirão católicos e protestantes? Na página 390 do livro O Grande Conflito, Ellen White se refere a uma igreja que rejeitou as três mensagens angélicas.
"O capítulo 18 do Apocalipse indica o tempo em que, como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14:6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão." (O Grande Conflito, p. 390)
Esta igreja não pode ser a Igreja Católica, pois Ellen White afirma na página 383 o seguinte:
“A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia, deve aplicar-se às organizações religiosas que se corromperam. Visto que esta mensagem se segue à advertência acerca do juízo, deve ser proclamada nos últimos dias; portanto, não se refere apenas à Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condição decaída há muitos séculos. Demais, no capítulo 18 do Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia. E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante.” (O Grande Conflito, p. 383).
“Quando se corrompeu a primitiva igreja, afastando-se da simplicidade do evangelho e aceitando ritos e costumes pagãos, perdeu o Espírito e o poder de Deus; e, para que
pudesse governar a consciência do povo, procurou o apoio do poder secular.... Foi a apostasia que levou a igreja primitiva a procurar o auxílio do governo civil, e isto preparou o caminho para o desenvolvimento do papado - a besta” (O Grande Conflito, p. 443)
“O levedo da piedade não perdeu inteiramente seu poder. No tempo do maior perigo e depressão da igreja, o pequeno rebanho que está permanecendo na luz estará suspirando e gemendo (Ezequiel 9:4) pelas abominações que são feitas na terra. Porém, de maneira especial suas orações subirão em favor da igreja porque seus membros estão seguindo os costumes do mundo.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 209, 210)
“A classe que não se entristece por seu próprio declínio espiritual, nem lamenta pelos pecados dos outros, será deixada sem o selo de Deus. O Senhor comissiona Seus mensageiros, os homens com armas destruidoras nas mãos: ‘Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo Meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.’ (Ezequiel 9: 5 e 6). Aqui vemos que a igreja – o santuário do Senhor – foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anciãos, aqueles para os quais Deus tinha dado grande luz e que permaneceram como guardiães dos interesses espirituais do povo, tinham traído seu legado. ... ‘Paz e segurança’ é o clamor de homens que nunca mais erguerão a voz como uma trombeta para mostrar ao povo de Deus suas transgressões e à casa de Jacó os seus pecados. (Isaías 58:1). Estes cães mudos (Isaías 56:10 e 11) que não latiriam são aqueles que sentem a justa vingança de um Deus ofendido. Homens, mulheres, e criancinhas, juntas, perecem todas.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 211).
“Muitos dos ímpios estavam enraivecidos ao sofrerem os efeitos das pragas. Era uma cena de terrível agonia. Pais estavam recriminando amargamente seus filhos, e filhos seus pais; irmãos suas irmãs, e irmãs seus irmãos. Altos gritos de choro eram ouvidos em todas as direções: ‘foi você que me impediu de receber a verdade que me salvaria desta terrível hora’. O povo se voltou para seus ministros com amargo ódio e os reprovaram, dizendo: ‘Não nos avisaste. Disseste-nos que todo mundo deveria ser convertido, e bradaste: Paz, paz, para acalmar cada temor que surgia. Não nos avisaste desta hora; e aqueles que nos avisaram, declaraste serem fanáticos e homens maus, que nos arruinariam’. Porém, eu vi que os ministros não escaparam da ira de Deus. Os seus sofrimentos eram dez vezes maior do que o de seu povo.” (Primeiros Escritos, p. 282.)
“A primeira, segunda, e terceira mensagens angélicas devem ser repetidas. O chamado deve ser dado à igreja: ‘Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e detestável... Saí dela, povo meu, para que não sejas participantes de seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (The Advent Review and Sabbath Herald, october 31, 1899; vol. 4, p. 109, col. 3).
“Antes da visitação final dos juízos de Deus sobre a terra haverá entre o povo do Senhor tal reavivamento da verdadeira piedade como não tem sido testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e poder de Deus será derramado sobre Seus filhos. Naquele tempo muitos se separarão daquelas igrejas nas quais o amor deste mundo tem suplantado o amor por Deus e Sua Palavra. Muitos, tanto ministros como povo,
alegremente aceitarão aquelas grandes verdades que Deus fez com que fossem proclamadas neste tempo para preparar um povo para a segunda vinda do Senhor.” (Ellen G. White, “The False Revival”, Maranatha, p. 168)
“O inimigo de Deus deseja atrapalhar esta obra [o verdadeiro derramamento da chuva serôdia]; e antes do tempo para que tal movimento venha, ele se esforçará para impedi-lo, introduzindo uma contrafação. Naquelas igrejas que ele puder trazer sob seu enganoso poder, fará parecer que as bênçãos especiais de Deus foram derramadas; será manifestado o que é considerado ser um grande interesse religioso. Multidões exultarão pensando que Deus esteja operando maravilhosamente por eles, quando a obra é daquele outro espírito. Sob um disfarce religioso, Satanás procurará estender sua influência sobre o mundo Cristão.” (Ellen G. White, “The False Revival”, Maranatha, p. 168; colchetes acrescentados)
Antes que venha a o verdadeiro reavivamento, Satanás suscitará um despertamento nessas corporações religiosas. Não é este “despertamento” na igreja que o presidente da Conferência Geral da IASD, Ted Wilson, deseja realizar em 2011?
Na página 260 do livro Primeiros Escritos, Ellen White diz que as Igrejas nominais rejeitaram as três mensagens angélicas. Na página 261, ela continua dizendo:
“Vi que Deus tem filhos honestos entre os Adventistas Nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, pastores e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disso, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um despertamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes.” (Primeiros Escritos, p. 261).
DESPERTAI, PASTORES E POVO HONESTOS!
(Esta mensagem foi compilada por alguém que ‘nasceu na Igreja Adventista’ há 53 anos, e que há mais de 15 anos vem ‘suspirando e gemendo pelas abominações que se cometem no meio dela”.)
Autor: Sérgio Paulo Osório
Autor: Sérgio Paulo Osório
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Onde estão os verdadeiros homens de Deus?
Deus quer que toquemos a trombeta, que preguemos sua palavra em alta voz, não nos determos, pois o tempo de sua vinda é próximo.
Precisamos de coragem, pois é raro alguém que se levanta em oposição contra a ordem presente das coisas neste mundo.
Um mundo de apostasia, onde reina a corrupção , maldade e engano.
Onde reina a idolatria de várias formas.
Onde estão os verdadeiros homens de Deus?
Busquei entre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei. Ezeq.22:30
Eu me levanto para pregar que o dia do Senhor está vindo, que Ele virá e que temos de nos preparar.
"A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da Minha boca, e lha anunciarás da Minha parte." Ezeq. 33:7.
Na extensão em que alcançam as suas oportunidades, todo que recebeu a luz da verdade está sob a mesma responsabilidade que pesava sobre o profeta de Israel, ao qual veio a palavra:
"A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu pois ouvirás a palavra da Minha boca, e lha anunciarás da Minha parte." Ezeq. 33:7. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 288 e 289.
Que luz há na Palavra! Em Isaías lemos: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão." Isa. 58:1. Essa é a obra que devemos fazer. Notai a expressão: "Meu povo." Por que haveria o profeta de dizer "Meu povo"? Eles não estavam andando segundo a luz da verdade, mas Deus desejava salvá-los dos seus pecados. A verdade devia ser-lhes novamente levada em sua simplicidade.
A mensagem do terceiro anjo deve ir a todas as
pessoas, e Cristo declarou que ela deve ser proclamada nos caminhos e valados. "Clama em alta voz, não te detenhas" (Isa. 58:1), Ele ordenou. Isto significa que onde quer que eles apresentem a verdade, seja perante uma congregação pública ou de casa em casa, devem apresentá-la como se encontra revelada na Palavra de Deus. Manuscrito 15, 1909.
Muitos há que não compreendem as profecias referentes aos nossos dias, e precisam ser esclarecidos. É dever, tanto do vigia como do leigo, dar à
trombeta sonido certo. Sede fervorosos, "clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados". Isa. 58:1. Carta 1, 1875.
De novo é dada a ordem: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia a Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Não é o mundo ímpio, mas são aqueles a quem o Senhor designa como "Meu povo", os que devem ser reprovados por suas transgressões. Declara Ele ainda: "Todavia, Me procuram cada dia, tomam prazer em saber os Meus caminhos, como um povo que pratica a justiça, e não deixa a ordenança do seu Deus." Isa. 58:1 e 2.
O GRANDE CONFLITO PÁG 452
Levante-se a igreja e arrependa-se de suas prevaricações diante de Deus. Levantem-se os vigias, e dêem à trombeta sonido certo. É uma advertência definida que temos de proclamar. Deus ordena a Seus servos: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Isa. 58:1. A atenção do povo precisa ser atraída; a menos que se possa fazer isto, todos os esforços serão nulos; ainda que viesse um anjo do Céu e lhes falasse, suas palavras não operariam mais benefício do que se ele estivesse falando ao frio ouvido de um morto.
MENSAGENS ESCOLHIDAS PÁG 126
O povo deve ser despertado. Não é agora o tempo de clamar: Paz e segurança! Somos exortados a clamar "em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados". Isa. 58:1.
MENSAGENS ESCOLHIDAS PÁG 410
O Senhor tem suscitado os mensageiros, e os dotado de Seu Espírito, e tem dito: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados." Isa. 58:1. Ninguém corra o risco de interpor-se entre o povo e a mensagem do Céu. Essa mensagem há de chegar ao povo; e se não houvesse nenhuma voz entre os homens para a anunciar, as próprias pedras clamariam.
Eu suplico a todo pastor que busque o Senhor, ponha de lado o orgulho e a luta pela supremacia, e humilhe o coração diante de Deus. A frieza de coração, a incredulidade dos que deveriam ter fé é que mantêm fracas as igrejas.
OBREIROS EVANGÉLICOS PÁG 304
Não buscaríeis mui humildemente a Deus, para poderdes dar a mensagem de Laodicéia com elocução clara e distinta? Onde estão os vigias de Deus que vejam o perigo e dêem a advertência? Tende a certeza de que há mensagens que virão de lábios humanos, sob a inspiração do Espírito Santo. "Clama em alta voz, não te detenhas, ... anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó, os seus pecados. Todavia, Me procuram cada dia, ... como um povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus." Isa. 58:1 e 2.
Somos soldados de Cristo. Ele é o Capitão da nossa salvação, e nós estamos sob as Suas ordens e regulamentos. Devemos usar a Sua armadura; devemos apenas ser comandados sob a Sua bandeira. Devemos subjugar, não os nossos irmãos soldados, mas aos nossos inimigos, para que possamos edificar o reino de Cristo. Somos coobreiros de Deus. Devemos conservar toda a armadura de Deus, e trabalhar como
quem está à vista do universo celestial. Que cada homem cumpra o seu dever como lhe havendo sido dado por Deus.
TMOB PÁG 297
A trombeta tem que dar o sonido certo. A atenção do povo deve ser atraída para a mensagem do terceiro anjo. Os servos de Deus não devem agir à semelhança de sonâmbulos, mas como homens que se preparam para a volta de Cristo. Review and Herald, 2 de março
A voz do vigia fiel precisa ser ouvida agora ao longo de toda a fileira: "Vem a manhã, e, também, a noite." Isa. 21:12. Deve a trombeta dar sonido certo, pois estamos no grande dia de preparação do Senhor. Carta 55, 1886.
Temos grandes e solenes verdades para dar ao mundo, e elas não devem ser proclamadas de maneira hesitante e vacilante. A trombeta deve dar um sonido certo. Alguns virão para ouvir a estranha mensagem movidos pela curiosidade; outros, com o anseio de receber verdadeiro conhecimento, farão a pergunta: "Que farei para herdar a vida eterna?" Mar. 10:17.
Assim os homens iam ter com Cristo. E entre os Seus ouvintes havia anjos [maus] na forma de homens, fazendo suas sugestões,
criticando, aplicando mal e deturpando as palavras do Salvador. ...
Neste tempo, anjos maus em forma humana falarão com os que conhecem a verdade. Eles interpretarão mal e desvirtuarão as declarações dos mensageiros de Deus. ..
MENSAGENS ESCOLHIDAS PÁG 350
Então não estranhem se deturparem suas mensagens, pois o profeta sempre é mal interpretado!
"Tendes a morte em vossos lábios", diziam; "comovei-vos com as vossas faltas, e retratai em nossa presença tudo que dissestes para ofensa nossa." O reformador ouviu em silêncio; mandou então seu assistente levantá-lo no leito e, olhando fixamente para eles enquanto permaneciam esperando a retratação, naquela voz firme e forte que tantas vezes os havia feito tremer, disse: "Não hei de morrer, mas viver, e novamente denunciar as más ações dos frades."
O GRANDE CONFLITO PÁG 88
Sejamos como Jhon Wycliffe que jamais desistiu de pregar a verdade, que possamos pregar contra a apostasia reinante no mundo religioso com coragem até o fim!
A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Educação, págs. 56 e 57.
Irmão Anderson.
Primeiro grupo no estado do Mato Grosso.
|
REPRESENTAÇÃO TEATRAL, OUTRA PROVA DE APOSTASIA!
Tenho uma mensagem para os que estão com a responsabilidade de nossa obra. Não animeis os homens que devem empenhar-se neste trabalho a pensarem que devam proclamar a solene e sagrada mensagem em estilo teatral. Nem um jota nem um til de qualquer coisa teatral deve aparecer em nossa obra. A causa de Deus deve ter molde sagrado e celestial. Fazei com que tudo quanto esteja em conexão com a apresentação da mensagem para este tempo tenha o sinete divino. Não permitais que haja qualquer coisa de natureza teatral, pois isto prejudicaria a santidade da obra.
Foi-me mostrado que nos defrontaremos com todas as espécies de experiências e que os homens procurarão introduzir representações estranhas na obra de Deus. Já nos encontramos com tais em muitos lugares. No início de meu trabalho, foi dada a mensagem de que todas as representações teatrais, em conexão com a pregação da verdade presente, fossem desaconselhadas e proibidas. Os homens que pensavam ter um admirável trabalho a fazer procuraram adotar uma estranha atitude e manifestavam esquisitices no movimento do corpo. Eis a instrução que me foi dada: "Não aproveis tal
coisa." Estas atitudes, com sabor teatral, não devem ocorrer na proclamação das solenes mensagens que nos foram confiadas.
O inimigo acompanhará de perto e aproveitará todas as vantagens que tiver das circunstâncias, a fim de rebaixar a verdade pela introdução de demonstrações indignas. Nenhuma destas apresentações deve ser permitida. As preciosas verdades que nos foram dadas devem ser pregadas com toda a solenidade e com santa reverência. Manuscrito 19, 1910.
Apesar da advertência da profetisa, representações teatrais têm enchido as igrejas, uma clara rejeição do conselho inspirado, Deus jamais se agradaria destas representações, nem do mundanismo imperante nas igrejas, nem da mornidão; e também da ostentação.
Não é uma representação teatral que glorifica a Deus, mas a apresentação da verdade no amor de Cristo. Testimonies, vol. 9, pág. 142.
Outros ao pregar contam anedotas para receberem gracejos e risadas dos ouvintes, achando que isso agrada à Deus.
Alguns formam hábito de contar em seus discursos anedotas que têm a tendência de divertir e tirar da mente dos ouvintes
o cunho sagrado da Palavra que manuseiam. Tais pessoas deveriam considerar que não estão dando ao povo a Palavra do Senhor. Demasiadas são as ilustrações que não exercem influência correta; elas diminuem a sagrada dignidade que sempre deve ser mantida na apresentação da Palavra de Deus ao público. Review and Herald, 22 de fevereiro de 1887.
Guardai as vossas histórias para vós mesmos. As pessoas não têm por elas fome espiritual, mas querem o pão da vida, a palavra viva que permanece para sempre. Que tem a palha com o trigo? Carta 61, 1896.
Não haja exibição teatral, pois isto não ajuda a fortalecer na Palavra de Deus. Antes distrairá a atenção para o instrumento humano. Carta 352, 1908.
Cristo e seus apóstolos pregavam a palavra na simplicidade e não com ostentações, suas roupas eram simples, seus métodos puros , humildes e santos, sua influência comovia as pessoas, mas hoje o que tem se visto são ostentações, arrogâncias e falta de reverência das coisas de Deus.
A apostasia reina no mundo de hoje.
"Os verdadeiros justos estão desaparecendo da Terra, e ninguém leva isto a sério. Os que, atualmente, em todas as igrejas, professam a religião, são amantes do mundo, condescendentes com o mundo, afeiçoados ao conforto pessoal e desejosos de honras. São chamados a sofrer com Cristo, mas temem o vitupério. ... Apostasia, apostasia, apostasia, está mesmo gravado na frente de cada igreja; e se elas o soubessem e o sentissem, poderia haver esperança; mas, ai, elas exclamam: 'Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta'." O GRANDE CONFLITO PÁG 388
IRMÃO ANDERSON.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
A IGREJA DE LAODICÉIA
LER APOCALIPSE 3:14-22
A mensagem à igreja de Laodicéia é uma arrasadora denúncia, e aplica-se ao povo de Deus no tempo presente.
"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a Testemunha Fiel e Verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. como dizes: Rico sou, e de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre e cego e nu."
Que maior engano pode sobrevir à mente humana do que a confiança de estar correto, quando se está totalmente errado! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de deus em triste engano, todavia sincero neste engano. Eles não sabem que sua condição é deplorável à vista de Deus. Enquanto aqueles que são abordados se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira destrói sua segurança com a surpreendente denúncia de seu verdadeiro estado espiritual de cegueira, pobreza e miséria. Esse testemunho tão incisivo e severo não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira quem fala, e Seu testemunho tem de ser correto.
Difícil é aos que se acham seguros em suas realizações, e que se acreditam ricos em conhecimento espiritual, receber a mensagem que declara se acharem enganados e necessitados de todas as graças espirituais. O coração não santificado é "enganoso...mais do que todas as coisas, e perverso." Jeremias 17:29.
Vi que muitos se estão lisonjeando de ser bons cristãos, os quais não têm um raio de luz de Cristo. Não tem por si mesmo uma viva experiência na vida religiosa. Necessitam de profunda e completa obra de humilhação de si mesmos diante de Deus, antes de experimentarem sua verdadeira necessidade de diligente e perseverante esforço para obter as preciosas graças do Espírito.
Deus guia Seu povo passo a passo avante. A vida cristã é uma contínua batalha, marcha contínua. Não há descanso dessa luta. É por meio de constante, incessante esforço, que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. Estamos, como um povo, triunfando na clareza e força da verdade. Somos plenamente apoiados em nossos pontos de fé por avassaladora quantidade de claros testemunhos escriturísticos.
Carecemos muito, porém, da humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espirito de sacrifício bíblicos. Precisamos cultivar a santidade da Bíblia. O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada. Muitos se apegam as suas dúvidas e a seus pecados acariciados, enquanto se encontram em tão grande engano que dizem e sentem que não necessitam de nada.
Pensam que não é necessário o testemunho do Espírito de Deus em reprovação ou que não se refere a eles. Esses estão na maior necessidade da graça de Deus e de discernimento espiritual, para que descubram sua deficiência no conhecimento espiritual.
Faltam-lhes quase todos os requisitos necessários ao apereiçoamento do caráter cristão. Não têm conhecimento prático da verdade bíblica, que leva a humildade de vida e à conformidade de sua vontade com a vontade de cristo. Não estão vivendo em obediência a todas reinvidicações divinas.
Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus.
O povo continua a manter-se sonolento em seus pecados, continua a se dizer rico, e que não necessita de nada. Muitos indagam: Porque são feitas tantas reprovações? Porque os testemunhos nos acusam continuamente de apostasia e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade, estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertências e reprovações. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem o coração diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual.
Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de Seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, que lhes dará claro discernimento das coisas espirituais e revelará o pecado.
Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir. Foi-me mostrado que a maior causa do povo de Deus se achar agora neste estado de cegueira espiritual é não aceitarem a correção.
Muitos têm desprezado as reprovações e advertências que lhes foram feitas. A Testemunha Verdadeira condena o estado morno do povo de Deus, o qual dá a Satanás grande poder sobre eles, neste tempo de espera e vigilância. Os egoístas, os orgulhosos e os amantes do pecado são sempre assaltados por dúvidas. Satanás tem a habilidade de sugerir dúvidas e inventar objeções ao testemunho que Deus envia, e muitos consideram uma virtude e indício de inteligência o mostrar-se incrédulo, questionar e contrafazer. Os que querem duvidar têm suficiente oportunidade para isso. Deus não se propõe fazer desaparecer toda ocasião para incredulidade. Apresenta evidências que precisam ser cuidadosamente investigadas com espírito humilde e suscetível ao ensino; e todos devem julgar pela força dessas mesmas evidências.
A fé e o amor são áureos tesouros, elementos grandemente escassos entre o povo de Deus. Foi me mostrado que a incredulidade nos testemunhos de advertência, animação e reprovação, está afugentando a luz do povo de Deus. A incredulidade fecha-lhes os olhos, de modo que se acham ignorantes de sua verdadeira condição. A Testemunha Verdadeira assim descreve a cegueira deles:" E não sabem que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu." Apocalipse 3:17.
Está desaparecendo a fé na próxima vinda de Cristo. " Meu Senhor tarde virá". (Mat. 24:48) não se diz apenas no coração, mas exprime-se também em palavras e ainda mais decididamente nas obras. A insensatez, neste tempo de espera, está entorpecendo os sentidos do povo de Deus quanto aos sinais dos tempos.
Muitos se sentem impacientes e desconfiados por serem frequentemente perturbados com advertências e reprovações que lhes mantêm sempre diante dos olhos os próprios pecados. diz a Testemunha Verdadeira: "Conheço as tuas obras". Apoc. 3:15. Os motivos, os desígnios, a incredulidade, as suspeitas e ciúmes podem ser ocultos dos homens, mas não de Cristo. A Testemunha Verdadeira vem como conselheiro: "Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. eu repreendo e castigo a todos quanto amo, sê, pois zelôso e arrepende-te. eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, ele comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo em Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono". Apoca. 3:18-21.
Os que são repreendidos pelo Espírito de deus não devem insurgir-se contra o humilde instrumento. É Deus, e não um falível mortal, que falou para salvá-los da ruína. Os que desprezam a advertência serão deixados na cegueira, para iludirem a si mesmos.
Mas os que lhe dão ouvidos, empenhando-se zelosamente na obra de afastar de si mesmos os seus pecados, a fim de terem as graças necessárias, abrirão a porta do coração para que o Querido Salvador entre e com eles habite. Essa classe de pessoas, sempre vocês encontrarão em harmonia perfeita com o testemunho do Espírito de deus.
A Testemunha Verdadeira declara que quando se julga numa situação realmente boa de prosperidade, você necessita de tudo.
Por Cristo dar este testemunho de reprovação, havemos de supor que Ele seja destituído de terno amor para com Seu povo?
Oh. não! Aquele que morreu para redimir o homem da morte ama com um amor divino, e àqueles a quem ama, repreende. "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo". Apoca. 3:19. Muitos, porém, não receberão a mensagem que , em misericórdia, o céu lhes envia. Não podem suportar que lhes seja apresentada sua negligência do dever, seus erros, seu egoísmo, orgulho e amor do mundo.
A palavra do Senhor, pronunciada através de Seus servos, é por muitos recebida com dúvida e temores. E muitos adiam sua obediência às advertências e reprovações dadas, esperando até que toda sombra de incerteza seja removida de seu pensamento. A descrença que exige perfeito conhecimento nunca cederá à evidência que deus se agrada em dar. ele requer de Seu povo uma fé que repouse sobre o peso da evidência., e não sobre perfeito conhecimento. Os seguidores de Cristo que aceitam a luz que Deus lhes envia devem obedecer à voz de Deus a falar-lhes, quando há muitas outras vozes clamando contra ela. Tem de haver discernimento para distinguir a voz de Deus.
Aqueles que não agem quando Deus os chama, mas que esperam por uma evidência mais convincente e uma oportunidade mais favorável andarão em trevas, porque a luz será retirada.
A evidência dada um dia, se rejeitada, pode nunca mais ser repetida.
Alguns não recebem o testemunho do qual Deus nos encarregou, lisonjeando-se de que podemos estar enganados e que eles têm razão. Pensam que o povo de deus não precisa de tratamento franco e de reprovação, mas que deus está com eles. Estas pessoas tentadas, cujo coração tem estado sempre em guerra com a fiel reprovação do pecado, exlamariam: Falem-nos de coisas agradáveis.
Como os laodiceanos tratarão a mensagem da Testemunha Fiel?
Não pode haver engano aqui. esta mensagem precisa ser levada pelos servos de deus a uma igreja morna. precisa despertar seu povo de seu senso de segurança e engano perigoso quanto à sua posição real diante de Deus.
A testemunha Verdadeira diz: " Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente." E de novo: " Eu repreendo e castigo a todos quantos amo, sê, pois zelôso e arrepende-te". Apoca. 3:15 e 19.
O povo de Deus precisa ver suas faltas e despertar-se em arrependimento zelôso e abandonar aqueles pecados que os arrastaram a uma condição tão deplorável de pobreza, cegueira, miséria e engano terrível. Foi me mostrado que o testemunho incisivo precisa existir na igreja. Apenas isso corresponderá à mensagem aos laodiceanos. Erros precisam ser reprovados, o pecado precisa ser chamado pecado, e a iniquidade deve ser enfrentada de modo pronto e decisivo, e afastada de nós como um povo.
Se há erros claros entre seu povo, e os servos de Deus continuam em frente diferentes a isto, estão por assim dizer apoiando e justificando o pecador, e são igualmente culpados, incorrendo tão certo como ele no desagrado de Deus; pois serão tidos como responsáveis pelos pecados do culpado. Foram-me mostrados em visão muitos casos em que o desagrado de Deus foi atraído por negligência da parte de Seus servos quanto a tratar dos erros e pecados existentes entre eles. Os que passaram por alto esses erros têm sido considerados pelo povo muito amáveis e de disposição benigna simplesmente por haverem eles recuado do desempenho de um claro dever escriturístico. Essa tarefa não agradava a seus sentimentos; portanto, eles a evitaram.
O espírito de ódio que tem havido por parte de alguns por terem sido reprovados os erros existentes entre o povo de Deus trouxe cegueira e um terrível engano a sua mente, tornando-lhes impossível discernir entre o que é certo e o que é errado. Apagavam a própria visão espiritual.
Podem testemunhar erros, mas não sentem como Josué, não se humilham por sentir o perigo das almas.
O verdadeiro povo de Deus, os que possuem o espírito da obra do Senhor e levam a sério a salvação das pessoas, verá sempre o pecado em seu caráter real, maligno. Estarão sempre a favor de lidar de maneira fiel e positiva com os pecados que facilmente assaltam o povo de Deus. Em especial na obra final da igreja, no tempo do selamento dos cento e quarenta e quatro mil que hão de permanecer irrepreensíveis diante do trono de Deus, sentirão muito profundamente os erros do professo povo de deus. Isto é fortemente salientado pela ilustração do profeta, da última obra figura dos homens com armas destruidoras na mão. Ezequiel 9:4.
"Deus não se deixa escarnecer". Gál. 6:7. É no tempo do conflito que as cores verdadeiras devem ser desfraldadas ao vento.
É então que os portas-bandeiras precisam ser firmes e permitir que sua verdadeira posição seja conhecida. É então testada a aptidão de todo verdadeiro soldado para o que é correto. covardes nunca podem exibir os lauréis da vitória. Aqueles que são verdadeiros e leais não ocultarão o fato, mas porão o coração e as energias na obra, e arriscarão tudo na luta, não importa para que rumo a batalha se volte. Deus é um Deus que odeia o pecado. E aqueles que encorajam o pecador, dizendo" Tudo lhe vai bem", Deus os amaldiçoará.
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL.3 PÁG 272.
Vi que muitos estavam se gabando de serem bons cristãos, não tinham nem mesmo um simples raio de luz da parte de Jesus. Eles não sabem o que é ser renovado pela graça de Deus. Não possuem nenhuma experiência real nas coisas de Deus.
Vi que o Senhor estava afiando Sua espada no céu para abatê-los. Oxalá todo morno professo adventista compreenda a obra de purificação que Deus está prestes a efetuar entre o povo que professa pertencer-lhe! Prezados amigos, não se iludam quanto a sua condição. Não podem enganar a Deus. Diz a testemunha verdadeira: "Eu sei as tuas obras". Apoc. 2:2; 3:15. O terceiro anjo está, passo a passo, guiando um povo cada vez mais para cima. A cada passo eles serão provados.
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL I PÁG. 190
Quem pode sinceramente dizer: " Nosso ouro é provado no fogo, nossas vestes estão incontaminadas do mundo?" Eu vi nosso Instrutor apontando para as vestes da chamada justiça.
Tirando-as, pôs a descoberto a corrupção que estava por debaixo. Disse-me Ele, então: "Não vê como eles pretensiosamente encobriam seu depravamento e corrupção de caráter? Como se fez prostituta a cidade fiel! Isa. 1:21. A casa de Meu Pai é feita casa de comércio, um lugar de onde fugiram a presença e glórias divinas! Por esse motivo é que há fraqueza, e falta de poder".
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL 8 PÁG. 250.
Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: " Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu , Cafarnaum[adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até os céus com referência a privilégios, será abatida até os infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria permanecido até hoje".- RH, 1º de agosto de 1893.
A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela. - 1NL, PÁG 99(1898.)
FONTE:
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL , PÁGINAS:
252,253,254,256,257,258,259,260,266,272.
TESTEMUNHOS PARA IGREJA VOL I PÁGINA. 190.
IRMÃ ÉRIKA.
Mais batismos em Capivari-SP.
|
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Reflexão: O Consolador, a Presença Sensível do Senhor que Ascendera ao Céu
Leia atentamente este texto do Espírito de Profecia:
"E “quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Romanos 8:34. Diz o Senhor: “O Meu povo não será envergonhado para sempre.” Joel 2:26. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5. Quando no dia da ressurreição esses discípulos encontraram o Salvador e lhes ardia o coração ao ouvirem Suas palavras; quando olharam para a cabeça, mãos e pés que por amor deles tinham sido feridos; quando, antes de Sua ascensão, Jesus os levou até Betânia, e erguendo as mãos para os abençoar, lhes ordenou: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho”, acrescentando: “Eis que Eu estou convosco todos os dias” (Marcos 16:15; Mateus 28:20); quando, no dia de Pentecoste, desceu o Consolador prometido, e foi dado o poder do alto, e a alma dos crentes estremeceu com a presença sensível do Senhor que ascendera ao Céu — então, mesmo que seu caminho tivesse de passar, como o de Jesus, através de sacrifício e martírio, trocariam eles o ministério do evangelho de Sua graça, com a “coroa da justiça” a ser recebida à vinda de Cristo, pela glória de um trono terrestre que fora a esperança de seu primeiro discipulado? Aquele que é “capaz de fazer muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos” concedera-lhes, com a comunhão de Seus sofrimentos, a de Sua alegria — alegria de “trazer muitos filhos à glória”, alegria indizível, “eterno peso de glória”, com que, diz Paulo, “nossa leve e momentânea tribulação” não é para ser comparada." O Grande Conflito, Págs. 349 e 350.
Pergunta para reflexão: Quem é nosso Consolador segundo este texto? Aqui temos o mesmo texto em edição condensada:
"Diz o Senhor: “O Meu povo jamais será envergonhado.” “Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Joel 2:26; Salmos 30:5. No dia da ressurreição os discípulos encontraram o Salvador, e ardia-lhes o coração ao ouvirem Suas palavras. Antes da ascensão Jesus lhes ordenou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Acrescentou: “Eis que estou convosco todos os dias”. Marcos 16:15; Mateus 28:20. No dia de Pentecostes desceu o Consolador prometido, e o coração dos crentes estremeceu com a presença sensível do Senhor que tinha ascendido ao Céu." O Grande Conflito Condensado, Págs. 156
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós"João 14: 16-20.
“Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20.
Pergunta para analise: Existe um texto mais claro que mostre claramente como Ellen White entendia ser o outro Consolador?
Citaremos dentre outros o seguinte texto, primeiro em inglês da forma como foi retirado do site oficial dos escritos de Ellen White e após o texto traduzido:
"Cumbered with humanity, Christ could not be in every place personally; therefore it was altogether for their advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on earth. The Holy Spirit is Himself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Himself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. “But the Comforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall (although unseen by you), [This phrase was added by Ellen White.] teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you” [John 14:26]. “Nevertheless I tell you the truth; It is expedient for you that I go away: for if I go not away, the Comforter will come not unto you; but if I depart, I will send Him unto you” [John 16:7]." Manuscript Releases, Volume Fourteen, Page 23 and 24.
“Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7].” Manuscript Releases, Volume Fourteen, Págs. 23 e 24.
“Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, e lhes dá a inspiração do Seu santificado espírito, e transfundir a sua influência vital para o seu povo. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo vive dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, eles têm de agir com o espírito de Cristo, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o Seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom”. The Signs of the Times, 10-03-92. (Sinais dos Tempos – Ellen G. White)
"Oh, seja visto, meus irmãos, que Jesus habita no coração, sustentando, fortalecendo, confortando. É vosso privilégio ser dia a dia dotados com rica medida de Seu Santo Espírito, e ter ampla visão da importância e do escopo da mensagem que estamos proclamando ao mundo." A Igreja Remanescente, Pág. 70
"Jesus estará convosco; Ele irá adiante de vós pelo Seu Espírito Santo, preparando o caminho; e será o vosso auxiliador em todas as circunstâncias. 'Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos Céus e na Terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.'" A Igreja Remanescente, Pág. 80.
"Quando chegares a receber a Cristo como teu Salvador pessoal, haverá em ti uma assinalada mudança; estarás convertido, e o Senhor Jesus, por Seu Santo Espírito, Se postará a teu lado. Não haverá por mais tempo o desassossego, ansiedade e insatisfação que te possuem." Mente Caráter e Personalidade, Vol. I. Pág. 124.
"Cristo deu à Sua igreja amplos recursos a fim de que Ele possa receber avultada contribuição de glória de Seus remidos, Sua possessão adquirida. Dotada da justiça de Cristo, a igreja é Sua depositária, e em plena e final manifestação devem nela aparecer a riqueza de Sua misericórdia, amor e graça. A declaração em Sua oração intercessória, de que o amor do Pai é tão grande para conosco como para com Ele mesmo, o Filho unigênito, e que onde Ele estiver estaremos nós, sendo para sempre um com Cristo e o Pai, é uma maravilha para as hostes celestes e é Sua grande alegria. O dom de Seu Santo Espírito, rico, amplo e abundante, deve ser para a Sua igreja como uma circundante muralha de fogo contra a qual os poderes do inferno não prevalecerão." A Igreja Remanescente, Pág. 15.
“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:18. O divino Espírito que o Redentor do mundo prometeu enviar é a presença e o poder de Deus. Ele não deixará Seu povo no mundo destituído de Sua graça, para ser perseguido pelo inimigo de Deus e afligido pela opressão do mundo; mas voltará para eles. — The Signs of the Times, 23 de Novembro de 1891.
“Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o Seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus.”. The Signs of the Times, 10-03-1892.
Queridos irmãos que possamos estudar a santa Palavra com muita oração e reverência deixando de lado todas as nossas opniões preconcebidas e adquiridas com o decorrer do tempo, tendo em mente o peso das evidências e sabendo que Deus não retirará todos os pontos de dúvidas, quando elas são tão minimas em contraste com as evidências de uma verdade.
Concluimos com essas Advertências:
“Tem havido muitos traidores disfarçados no acampamento, e Cristo conhece a cada um deles. Deus tem sido desonrado por súditos desleais que, caso Cristo estivesse hoje na terra em forma humana, bradariam: ‘Crucifica-O, crucifica-O’. “Homens que poderiam ter permanecido na clara luz, realizando corajoso serviço como ministros do evangelho e médicos missionários, têm estado aceitando falsas teorias e sofismas; que se originaram com o pai das mentiras, todavia eles não reconhecem que mudaram." - Testimonies, Série B, # 7, pp. 13-16 (20 de novembro de 1905).
“Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada, Os princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido.” (Selected Messages, Book 1, pages 204,205).
“Satanás estabeleceu seus planos para solapar a nossa fé na história da causa e obra de Deus. Estou profundamente ansiosa ao escrever isto. Satanás está agindo com homens em posições de destaque para eliminar os fundamentos de nossa fé. Permitiremos que isso seja feito, irmãos? Review and Herald, vol. 19 de novembro de 1903.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
“A crise que precede a segunda vinda de Cristo requer um profeta hoje”.
O endurecimento do coração para a Palavra de Deus sempre provocou todo tipo de desdobramento: idolatria, sensualidade, egocentrismo, luta desenfreada pelo poder, descanso para com o sofrimento alheio, menosprezo ao sábado, etc… Essas foram as razões pelas quais o mundo enfrentou suas maiores crises. Porém, para cada crise iminente, Deus providenciou uma maneira para que Seu povo soubesse quais seriam os passos que o conduziriam e livrariam, bem como, quais atitudes deveriam ser tomadas. Esse princípio é bem expresso nas palavras:”Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos os profetas” (Amós 3:7).
Quatro momentos cruciais da História:
1 – O Dilúvio.
A Bíblia afirma que a maldade havia se multiplicado na Terra, que a corrupção e a violência eram a tônica daquela época e que as pessoas eram continuamente más (ver Gênesis 6:5 e 11). O secularismo estava tão arraigado entre o povo que Deus foi levado a tomar uma atitude drástica, mas não o fez, sem antes haver anunciado a Sua decisão. Entretanto, antes de tudo, chamou a Noé como Seu profeta para alertar as pessoas. Após 120 anos de pregação, Deus decidiu destruir o mundo.
2 – A Libertação do cativeiro egípcio.
Depois de séculos de peregrinação e cativeiro em uma terra pagã, o Egito, chegou o tempo da libertação. O povo se voltou para Deus e clamava sob o gemido da servidão (ver Êxodo 2:23). Deus decidiu livrá-lo do jugo que o atormentava e escolheu Moisés como profeta e líder para anunciar Seu plano e libertar esse povo.
3 – Os Israelitas na Terra Prometida – Alerta contra a Idolatria
Após haver chegado à terra prometida, o povo ainda não obedecia a Deus, Seu amor não havia sido internalizado, a idolatria era dominante. A terra de Canaã estava cheia de ídolos, o povo adorava as obras das suas próprias mãos (ver Isaías 2:8). Deus, então, escolheu um número de profetas para chamar o povo a se afastar da adoração de ídolos. Nesse ponto, percebemos que Deus não usa apenas homens, mas também mulheres. Chamou uma profetisa, Débora, como um instrumento para alertar e afastar o povo da idolatria.
4 – O Anúncio da primeira vinda de Cristo.
O mundo estava amadurecido para a vinda do Messias e o povo deveria conhecer e aceitar Aquele que haveria de reinar sobre Israel. Sobre Ele repousaria o Espírito do Senhor e Ele reinaria com sabedoria e força, pois viria para revelar o Pai (ver Miquéias 5:2; Isaías 11:1 e 2).
Portanto, as pessoas deveriam, além de conhecer a hora de Sua vinda, estar preparadas para recebê-lo. Através de João Batista ficaram sabendo que o momento para receber esse Rei poderoso havia chegado; assim, deveriam arrepender-se de seus pecados e não simplesmente se justificar proclamando que pertenciam a uma linhagem religiosa (ver Mateus 3:8-11). Para anunciar a primeira vinda de Cristo e preparar o povo para essa ocasião especial, Deus enviou vários profetas: Miquéias, Isaías, João Batista e entre eles também uma mulher, Ana.
O segredo do recomeço sempre esteve atrelado a uma condição dupla: buscar a Deus e crer em Seus profetas (Jeremias 29:13; II Crônicas 20:20). Dessa forma, o Líder Soberano guiou o Seu povo sem deixá-lo à mercê dos acontecimentos.
Tempo do fim.
Será que há algo especial em nosso tempo que justifique a presença de um profeta? A resposta é: sim.
Essa dupla condição (buscar a Deus e crer em Seus profetas) é uma linha mestra que atravessa a história. Hoje, todos acreditamos estar perto da segunda vinda de Cristo. Porém, se toda vez que Deus esteve para fazer uma coisa especial para o Seu povo, enviou um profeta, certamente enviaria um profeta antes da segunda vinda de Cristo. Como fazem sentido os métodos de Deus! A segunda vida de Cristo é o maior evento de todos os tempos desde a cruz! E pouco antes desse evento, todos os acontecimentos mais sérios que ocorreram até aqui vão ser repetidos.
Há uma convergência das características que emolduraram as crises da história, acontecendo simultaneamente nesse tempo, assim como há também um paralelismo quanto ao comportamento do povo daquela época com o povo de hoje.
Com relação à destruição do mundo, Cristo mesmo declarou que o comportamento dos homens e os acontecimentos que precederam o dilúvio seriam repetidos por ocasião da Sua segunda vinda (Mateus 24:37 e 38).
Sobre a libertação do povo, todos clamamos pelo momento da ressurreição ou da transformação, quando se cumprirá “a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”. Estaremos livres, seremos arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares, e assim viveremos para sempre com Ele (I Coríntios 15:51-55 e I Tessalonicenses 4:17).
A respeito da idolatria, há motivos de sobra para crer que a adoração aos ídolos é um mal que assola nosso tempo. As recomendações para se evitar essa prática não são poucas. Não só ídolos literais, mas tudo que se interpöe entre os homens e Deus. Seja o secularismo em todas as suas formas ou a adoração à besta e a Sua imagem, enfim, qualquer coisa que desvie os olhos da adoração a Deus, merece reprovação (ver Apocalipse 14:9 e 10).
Finalmente, quanto à vinda de Cristo, Ele próprio diz que voltaria sem demora. As profecias estão se cumprindo, demonstrando que o tempo está próximo (ver Apocalipse 22:20; Mateus 24:32 e 33).
Se Cristo em circunstâncias similares que envolviam esses quatro fatores: destruição do mundo, libertação do povo, adoração de ídolos e iminência de Sua vinda, enviou profetas antes, você não acha que faz sentido agora, quando todos esses fatores estão acontecendo simultaneamente, Ele também enviar um profeta?
Deus tem o seu povo neste mundo hoje. Ele espera que examinemos as pessoas que se apresentam como profetas e confirmemos se elas são de fato enviadas por Deus, se estão falando totalmente de acordo com as orientações já dadas na Bíblia Sagrada.
Uma das características do povo fiel a Deus no tempo do fim é a observância dos “mandamentos de Deus” e do “testemunho de Jesus”(Apocalipse 12:17), definido em Apocalipse 19:10 como o Espírito de Profecia. Portanto, é natural que procuremos hoje em dia por profetas verdadeiros.
A rejeição aos profetas nos momentos cruciais da história sempre gerou sérias conseqüências para o professo povo de Deus, porque a rejeição de um profeta implica, de acordo com Lucas 10:16, na rejeição dAquele que o enviou.
Caso reconheçamos em nossos dias Deus falando através de um mensageiro humano, devemos respeitar a sua relevância e considerar com seriedade os seus ensinos. Afinal de contas o profeta é um enviado de Deus para nos abençoar e proteger.
Primeiro Batismo de Campo Limpo-SP
É maravilhoso ver a obra de Deus crescendo a cada dia e muitos aceitando a verdade presente!
No dia 01/09/2012 (Sábado) no grupo de Campo Limpo, 7 pessoas se batizaram em nome do Senhor Jesus na represa de Guarapiranga Zona Sul de São Paulo,para a Glória de Deus Pai! Após o batismo, fomos para o grupo de Interlagos, onde além dos mesmos, contamos também com a presença de irmãos dos grupos da Penha, Osasco e São Mateus para nos alimentarmos do pão físico e espiritual. Tivemos momentos de louvor com hinos e gaita com irmão conhecido como 'Zé da gaita" e de reflexão por intermédio do irmão Alexandre Botelho e findamos este regozijo com uma santa ceia ministrada pelos irmãos Silas Jakel e o irmão Alexandre Botelho.
É o evangelho crescendo e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo mais perto de Seu regresso...Esse é o nosso desejo e nossa oração em nome e por amor de Jesus, amém!"
|
Autor: Washington Luciano da Silva Fonte: Visita Pessoal |
Assinar:
Postagens (Atom)
DEIXE SEU RECADO
POSTAGENS POPULARES
-
O LIVRO CONFLITO DOS SÉCULOS FOI ESCRITO PELA ESCRITORA ELLEN WHITE NO SÉCULO 19, HOJE CIRCULAM VÁRIAS VERSÕES DESTE LIVRO COM VÁRIOS NOME...
-
Saí dela! - Não toqueis em nada imundo... A condição espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia no decorrer da história, desde sua funda...
-
Prezado (a) Irmão (ã): Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo. Sabemos que o movimento adventista do sétimo dia, que origino...
-
O físico Sérgio Paulo Amaral Osório nesta palestra, mostra os terríveis bastidores dos governos mundiais. Illuminatis existem? O papel da ...
-
MESA de ESTIRAMENTO, EVISCERAÇÃO OU ESQUARTEJAMENTO - O suplício do estiramento, ou alongamento longitudinal mediante tração. Desde a...
-
Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos guiou o SENHOR. 1 Samuel 7:12 Depoi...
-
Caros amigos e irmãos em Cristo, Ao estudar sobre o tema “Divindade”, muitos irmãos sinceros, após estudar a Bíblia com muita oração e conf...
-
MUITOS O CHAMAM DE FALSO PROFETA E MENTIROSO SERÁ ISSO VERDADE? Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque op...
-
Este artigo tem como finalidade; ajudar o amigo leitor a identificar os grupos de modernos fariseus em nossos dias: ...