terça-feira, 18 de setembro de 2012

A IGREJA DE LAODICÉIA

LER APOCALIPSE 3:14-22


A mensagem à igreja de Laodicéia é uma arrasadora denúncia, e aplica-se ao povo de Deus no tempo presente.
"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a Testemunha Fiel e Verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. como dizes: Rico sou, e de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre e cego e nu."

Que maior engano pode sobrevir à mente humana do que a confiança de estar correto, quando se está totalmente errado! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de deus em triste engano, todavia sincero neste engano. Eles não sabem que sua condição é deplorável à vista de Deus. Enquanto aqueles que são abordados se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira destrói sua segurança com a surpreendente denúncia de seu verdadeiro estado espiritual de cegueira, pobreza e miséria. Esse testemunho tão incisivo e severo não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira quem fala, e Seu testemunho tem de ser correto.
Difícil é aos que se acham seguros em suas realizações, e que se acreditam ricos em conhecimento espiritual, receber a mensagem que declara se acharem enganados e necessitados de todas as graças espirituais. O coração não santificado é "enganoso...mais do que todas as coisas, e perverso." Jeremias 17:29.
Vi que muitos se estão lisonjeando de ser bons cristãos, os quais não têm um raio de luz de Cristo. Não tem por si mesmo uma viva experiência na vida religiosa. Necessitam de profunda e completa obra de humilhação de si mesmos diante de Deus, antes de experimentarem sua verdadeira necessidade de diligente e perseverante esforço para obter as preciosas graças do Espírito.

Deus guia Seu povo passo a passo avante. A vida cristã é uma contínua batalha, marcha contínua. Não há descanso dessa luta. É por meio de constante, incessante esforço, que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. Estamos, como um povo, triunfando na clareza e força da verdade. Somos plenamente apoiados em nossos pontos de fé por avassaladora quantidade de claros testemunhos escriturísticos.
Carecemos muito, porém, da humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espirito de sacrifício bíblicos. Precisamos cultivar a santidade da Bíblia. O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada. Muitos se apegam as suas dúvidas e a seus pecados acariciados, enquanto se encontram em tão grande engano que dizem e sentem que não necessitam de nada.
Pensam que não é necessário o testemunho do Espírito de Deus em reprovação ou que não se refere a eles. Esses estão na maior necessidade da graça de Deus e de discernimento espiritual, para que descubram sua deficiência no conhecimento espiritual.
Faltam-lhes quase todos os requisitos necessários ao apereiçoamento do caráter cristão. Não têm conhecimento prático da verdade bíblica, que leva a humildade de vida e à conformidade de sua vontade com a vontade de cristo. Não estão vivendo em obediência a todas reinvidicações divinas.
Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus.
O povo continua a manter-se sonolento em seus pecados, continua a se dizer rico, e que não necessita de nada. Muitos indagam: Porque são feitas tantas reprovações? Porque os testemunhos nos acusam continuamente de apostasia e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade, estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertências e reprovações. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem o coração diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual.
Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de Seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, que lhes dará claro discernimento das coisas espirituais e revelará o pecado.
Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir. Foi-me mostrado que a maior causa do povo de Deus se achar agora neste estado de cegueira espiritual é não aceitarem a correção.
Muitos têm desprezado as reprovações e advertências que lhes foram feitas. A Testemunha Verdadeira condena o estado morno do povo de Deus, o qual dá a Satanás grande poder sobre eles, neste tempo de espera e vigilância. Os egoístas, os orgulhosos e os amantes do pecado são sempre assaltados por dúvidas. Satanás tem a habilidade de sugerir dúvidas e inventar objeções ao testemunho que Deus envia, e muitos consideram uma virtude e indício de inteligência o mostrar-se incrédulo, questionar e contrafazer. Os que querem duvidar têm suficiente oportunidade para isso. Deus não se propõe fazer desaparecer toda ocasião para incredulidade. Apresenta evidências que precisam ser cuidadosamente investigadas com espírito humilde e suscetível ao ensino; e todos devem julgar pela força dessas mesmas evidências.
A fé e o amor são áureos tesouros, elementos grandemente escassos entre o povo de Deus. Foi me mostrado que a incredulidade nos testemunhos de advertência, animação e reprovação, está afugentando a luz do povo de Deus. A incredulidade fecha-lhes os olhos, de modo que se acham ignorantes de sua verdadeira condição. A Testemunha Verdadeira assim descreve a cegueira deles:" E não sabem que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu." Apocalipse 3:17.
Está desaparecendo a fé na próxima vinda de Cristo. " Meu Senhor tarde virá". (Mat. 24:48) não se diz apenas no coração, mas exprime-se também em palavras e ainda mais decididamente nas obras. A insensatez, neste tempo de espera, está entorpecendo os sentidos do povo de Deus quanto aos sinais dos tempos.
Muitos se sentem impacientes e desconfiados por serem frequentemente perturbados com advertências e reprovações que lhes mantêm sempre diante dos olhos os próprios pecados. diz a Testemunha Verdadeira: "Conheço as tuas obras". Apoc. 3:15. Os motivos, os desígnios, a incredulidade, as suspeitas e ciúmes podem ser ocultos dos homens, mas não de Cristo. A Testemunha Verdadeira vem como conselheiro: "Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. eu repreendo e castigo a todos quanto amo, sê, pois zelôso e arrepende-te. eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, ele comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo em Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono". Apoca. 3:18-21.
Os que são repreendidos pelo Espírito de deus não devem insurgir-se contra o humilde instrumento. É Deus, e não um falível mortal, que falou para salvá-los da ruína. Os que desprezam a advertência serão deixados na cegueira, para iludirem a si mesmos.
Mas os que lhe dão ouvidos, empenhando-se zelosamente na obra de afastar de si mesmos os seus pecados, a fim de terem as graças necessárias, abrirão a porta do coração para que o Querido Salvador entre e com eles habite. Essa classe de pessoas, sempre vocês encontrarão em harmonia perfeita com o testemunho do Espírito de deus.
A Testemunha Verdadeira declara que quando se julga numa situação realmente boa de prosperidade, você necessita de tudo.
Por Cristo dar este testemunho de reprovação, havemos de supor que Ele seja destituído de terno amor para com Seu povo?
Oh. não! Aquele que morreu para redimir o homem da morte ama com um amor divino, e àqueles a quem ama, repreende. "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo". Apoca. 3:19. Muitos, porém, não receberão a mensagem que , em misericórdia, o céu lhes envia. Não podem suportar que lhes seja apresentada sua negligência do dever, seus erros, seu egoísmo, orgulho e amor do mundo.
A palavra do Senhor, pronunciada através de Seus servos, é por muitos recebida com dúvida e temores. E muitos adiam sua obediência às advertências e reprovações dadas, esperando até que toda sombra de incerteza seja removida de seu pensamento. A descrença que exige perfeito conhecimento nunca cederá à evidência que deus se agrada em dar. ele requer de Seu povo uma fé que repouse sobre o peso da evidência., e não sobre perfeito conhecimento. Os seguidores de Cristo que aceitam a luz que Deus lhes envia devem obedecer à voz de Deus a falar-lhes, quando há muitas outras vozes clamando contra ela. Tem de haver discernimento para distinguir a voz de Deus.
Aqueles que não agem quando Deus os chama, mas que esperam por uma evidência mais convincente e uma oportunidade mais favorável andarão em trevas, porque a luz será retirada.
A evidência dada um dia, se rejeitada, pode nunca mais ser repetida.
Alguns não recebem o testemunho do qual Deus nos encarregou, lisonjeando-se de que podemos estar enganados e que eles têm razão. Pensam que o povo de deus não precisa de tratamento franco e de reprovação, mas que deus está com eles. Estas pessoas tentadas, cujo coração tem estado sempre em guerra com a fiel reprovação do pecado, exlamariam: Falem-nos de coisas agradáveis.
Como os laodiceanos tratarão a mensagem da Testemunha Fiel?
Não pode haver engano aqui. esta mensagem precisa ser levada pelos servos de deus a uma igreja morna. precisa despertar seu povo de seu senso de segurança e engano perigoso quanto à sua posição real diante de Deus.
A testemunha Verdadeira diz: " Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente." E de novo: " Eu repreendo e castigo a todos quantos amo, sê, pois zelôso e arrepende-te". Apoca. 3:15 e 19.
O povo de Deus precisa ver suas faltas e despertar-se em arrependimento zelôso e abandonar aqueles pecados que os arrastaram a uma condição tão deplorável de pobreza, cegueira, miséria e engano terrível. Foi me mostrado que o testemunho incisivo precisa existir na igreja. Apenas isso corresponderá à mensagem aos laodiceanos. Erros precisam ser reprovados, o pecado precisa ser chamado pecado, e a iniquidade deve ser enfrentada de modo pronto e decisivo, e afastada de nós como um povo.
Se há erros claros entre seu povo, e os servos de Deus continuam em frente diferentes a isto, estão por assim dizer apoiando e justificando o pecador, e são igualmente culpados, incorrendo tão certo como ele no desagrado de Deus; pois serão tidos como responsáveis pelos pecados do culpado. Foram-me mostrados em visão muitos casos em que o desagrado de Deus foi atraído por negligência da parte de Seus servos quanto a tratar dos erros e pecados existentes entre eles. Os que passaram por alto esses erros têm sido considerados pelo povo muito amáveis e de disposição benigna simplesmente por haverem eles recuado do desempenho de um claro dever escriturístico. Essa tarefa não agradava a seus sentimentos; portanto, eles a evitaram.
O espírito de ódio que tem havido por parte de alguns por terem sido reprovados os erros existentes entre o povo de Deus trouxe cegueira e um terrível engano a sua mente, tornando-lhes impossível discernir entre o que é certo e o que é errado. Apagavam a própria visão espiritual.
Podem testemunhar erros, mas não sentem como Josué, não se humilham por sentir o perigo das almas.
O verdadeiro povo de Deus, os que possuem o espírito da obra do Senhor e levam a sério a salvação das pessoas, verá sempre o pecado em seu caráter real, maligno. Estarão sempre a favor de lidar de maneira fiel e positiva com os pecados que facilmente assaltam o povo de Deus. Em especial na obra final da igreja, no tempo do selamento dos cento e quarenta e quatro mil que hão de permanecer irrepreensíveis diante do trono de Deus, sentirão muito profundamente os erros do professo povo de deus. Isto é fortemente salientado pela ilustração do profeta, da última obra figura dos homens com armas destruidoras na mão. Ezequiel 9:4.
"Deus não se deixa escarnecer". Gál. 6:7. É no tempo do conflito que as cores verdadeiras devem ser desfraldadas ao vento.
É então que os portas-bandeiras precisam ser firmes e permitir que sua verdadeira posição seja conhecida. É então testada a aptidão de todo verdadeiro soldado para o que é correto. covardes nunca podem exibir os lauréis da vitória. Aqueles que são verdadeiros e leais não ocultarão o fato, mas porão o coração e as energias na obra, e arriscarão tudo na luta, não importa para que rumo a batalha se volte. Deus é um Deus que odeia o pecado. E aqueles que encorajam o pecador, dizendo" Tudo lhe vai bem", Deus os amaldiçoará. 
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL.3 PÁG 272.

Vi que muitos estavam se gabando de serem bons cristãos, não tinham nem mesmo um simples raio de luz da parte de Jesus. Eles não sabem o que é ser renovado pela graça de Deus. Não possuem nenhuma experiência real nas coisas de Deus.
Vi que o Senhor estava afiando Sua espada no céu para abatê-los. Oxalá todo morno professo adventista compreenda a obra de purificação que Deus está prestes a efetuar entre o povo que professa pertencer-lhe! Prezados amigos, não se iludam quanto a sua condição. Não podem enganar a Deus. Diz a testemunha verdadeira: "Eu sei as tuas obras". Apoc. 2:2; 3:15. O terceiro anjo está, passo a passo, guiando um povo cada vez mais para cima. A cada passo eles serão provados.
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL I PÁG. 190

Quem pode sinceramente dizer: " Nosso ouro é provado no fogo, nossas vestes estão incontaminadas do mundo?" Eu vi nosso Instrutor apontando para as vestes da chamada justiça.
Tirando-as, pôs a descoberto a corrupção que estava por debaixo. Disse-me Ele, então: "Não vê como eles pretensiosamente encobriam seu depravamento e corrupção de caráter? Como se fez prostituta a cidade fiel! Isa. 1:21. A casa de Meu Pai é feita casa de comércio, um lugar de onde fugiram a presença e glórias divinas! Por esse motivo é que há fraqueza, e falta de poder".
TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL 8 PÁG. 250.

Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: " Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu , Cafarnaum[adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até os céus com referência a privilégios, será abatida até os infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria permanecido até hoje".- RH, 1º de agosto de 1893.

A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela. - 1NL, PÁG 99(1898.)

FONTE:

TESTEMUNHOS PARA A IGREJA VOL , PÁGINAS:
252,253,254,256,257,258,259,260,266,272.
TESTEMUNHOS PARA IGREJA VOL I PÁGINA. 190.

IRMÃ ÉRIKA.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES