sábado, 4 de maio de 2013

PORQUE EM DETERMINADO TEMPO SUMIRAM OS ARTIGOS CONTRA A TRINDADE?

         









 Porque, em determinado ponto da história da IASD desapareceram das revistas adventistas os artigos contra a doutrina da Trindade. (muito antes da mudança da doutrina no Year Book de 1931)

A corporação frequentemente usa o argumento que os pioneiros vieram de religiões que não aceitavam a doutrina da Trindade, e por essa razão levaram algum tempo para expurgar o erro anti-trinitariano. (mais de 50 anos, um tempo longo demais !!! )

É verdade no que pesa a procedência de alguns dos pioneiros, (Battes e James White) terem vindo de igrejas que não acreditavam na Trindade, porém o argumento não resiste aos argumentos de uma igreja que sempre disse ser guiada por Deus.

Em 1903 morreu Uriah Smith, (diretor de publicações) um dos últimos representates da geração dos pioneiros. (um convicto anti-trinitariano, igual a todos os pioneiros da sua época)

Em 1909,  Francis McLellan Wilcox tornou-se diretor associado da Review and Herald, cargo que manteve até 1944. (principal revista adventista) Era um homem radical, com tendências ao fanatismo. 
F.M.Wilcox  e LeRoy E. Froom foram os arquitetos da doutrina da Trindade na Igreja Adventista.

F.M.Wilcox era Editor da Review and Herald e em 1913 lançou um "balão de ensário" publicando num parágrafo de letra miuda um resumo da doutrina da Trindade.


Cabe lembrar que F.M.Wilson (como é mais conhecido) foi um dos pioneiros do trinitarismo na IASD. Em 1913 lançou um balão de ensáio, mencionado no livro A TRINDADE pág 218. 
Foi também homem chave na comissão de 4 administradores que mudaram a doutrina no final de 1930. (ver Year Book 1931)

O argumento do livro A TRINDADE, que Ellen White teria concordado com o "balão de ensáio" do editor da revista adventista não procede, pois o incidente ocorreu pouco mais de um ano antes da morte de Ellen White, e ela já estava no seu leito de morte com a bacia fraturada por uma queda.
Constatem que em 13 de abril de 1914 Ellen White siquer tinha condições de assinar a sua correspondência.

É fácil concluir porque desapareceram das revistas adventistas os artigos contra a doutrina da Trindade:

F.M. Wilcox, diretor das publicações adventistas por 35 anos, não estava interessado em artigos que contrariavam os seus pontos de vista trinitarianos.


A corporação usa o argumento da influência causada pela origem dos pioneiros, sem o menor constrangimento ao se chocar de frente com o que escreveu Ellen White em 1905, pois o que interessa é apenas encontrar uma saída menos traumática !

Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência."     24 de Maio de 1905 - Manuscript Release Vol.1, pág.55.
 


POIS É... ESTA MUDANÇA COMEÇOU A PARTIR DA MORTE DO ÚLTIMO PIONEIRO, AMADURECEU E EM 1980 TOMOU FORMA NA PIOR DE TODAS AS DOUTRINAS , A TRINDADE E HOJE É DEFENDIDA COM UNHAS E DENTES COMO SE FOSSE VERDADE E COMO SE OS ADVENTISTAS PIONEIROS SEMPRE A ACEITARAM, ESSE É O GRANDE ENGANO DA IGREJA!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES