sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dízimo, a Indulgência moderna.



A lição da Escola Sabatina de 21 de março de 2002 assim esclareceu sobre Martinho Lutero: “Até Lutero expor seus pensamentos sobre a justiça pela fé, com base em seus estudos, especialmente sobre Romanos e Gálatas , a igreja de Roma ensinava que uma pessoa podia ganhar a salvação por suas obras . Arriscando a vida, como fizeram os apóstolos antes dele, Lutero condenou a compra de indulgências  e outros ensinos falsos; persuadiu o povo a experimentar  a alegria da salvação exercitando fé na justiça de Jesus e só nela. Reformadores como Calvino, Zuínglio, Melâncton e Wesley juntaram-se na restauração de outras verdades bíblicas, levando a igreja protestante que surgia a repudiar falsidades tais como o purgatório, as indulgências, a transubstanciação ( a crença de que, quando tomados pelo crente, o pão e o vinho da comunhão realmente se tornam o corpo e o sangue de Cristo) e as orações pelos mortos.

A Reforma porém , não restabeleceu algumas verdades, como o sábado (Êxodo 20:8-ll) o estado dos mortos (Sal. 115-7; Ecles. 9;5, 6 e 10 e o ministério sumo-sacerdotal de Jesus(Heb 8:l-6; 9:11-15). O restabelecimento dessas verdades era o trabalho de outro grupo que surgiria a partir do movimento milerita .

Ellen White no livro:  “O Grande Conflito” , página 125 assim falou sobre o reformador:

“Entra Lutero, então, ousadamente, em sua obra como campeão da verdade. Sua voz era ouvida do púlpito em advertência ardorosa e solene. Expôs ao povo o caráter ofensivo do pecado, ensinando-lhes ser impossível ao homem, por suas próprias obras, diminuir a culpa ou fugir do castigo. Nada a não ser o arrependimento para com Deus e a fé em Cristo, pode salvar o pecador. A graça de Cristo não pode ser comprada; é dom gratuito. Aconselhava o povo a não comprar indulgências, mas a olhar com fé para um Redentor crucificado. ..

Lutero, reunindo-se às multidões que já seguiam para a igreja afixou na porta desta um papel contendo noventa e cinco proposições contra a doutrina das indulgências.

O nome de Lutero é muito citado pela igreja . Porém as noventa e cinco teses de Lutero são desconhecidas da maioria . A doutrina das indulgências é irmã gêmea da doutrina da salvação pelo dízimo. É por isso que nós conhecemos o nome de Martinho Lutero mas desconhecemos sua mensagem. A lição comenta que a reforma não reestabeleceu algumas verdades e que essas verdades foram reestabelecidas pela igreja . Porém a igreja  reestabeleceu algumas verdades e a  organização esqueceu das verdades ditas por Lutero e estabeleceu a doutrina da salvação pelo dizimo como consta no livreto “Chuva de Bênçãos”  que estabelece no seio da igreja a doutrina da salvação pelos dízimos” .

Se compararmos essa obra baseada num único texto bíblico o famoso “Malaquias 3: 8;10 e que distorce o sentido de outras passagens que referem-se indiretamente a dízimos com as teses de Lutero .

Devemos comparar  algumas teses de Lutero com as teses defendidas por esses amantes de Mamon:

Para isso vamos transcrever algumas teses de Lutero e trocar a palavra indulgência por dizimo:

Tese 32ª - Irão para o diabo, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 36ª - Todo o cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados e sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence  sem a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 37ª - Todo e qualquer cristão  verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, por dádiva de Deus, mesmo sem obedecer a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 39ª -É extremamente difícil , mesmo para os mais doutos teólogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da salvação pelos dízimos e ofertas e ao contrário, o verdadeiro arrependimento e pesar.

Tese 42ª - Deve-se ensinar aos cristãos, que, se não tiverem fartura, fiquem com o necessário para a casa e de maneira nenhuma o esbanjem com ofertas para a organização.

Tese 52ª - Esperar ser salvo mediante a obrigatoriedade de dizimar e ofertar é vaidade e mentira, mesmo se o pastor oferecer sua alma como garantia.

Tese 54ª  – Comete-se injustiça contra a palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo a arrecadação dos dízimos e ofertas do que à pregação da palavra do Senhor.

Tese 62ª  – O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus.

Tese 66ª  – Os tesouros oriundos da doutrina do dizimo obrigatório são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens.

Tese 67ª - A obrigatoriedade dos dízimos e das ofertas, apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça, decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.

Tese 68ª  – Nem por isso semelhante arrecadação é a mais ínfima graça, comparada com a graça de Deus e a piedade da cruz.

Tese 71ª  – Quem levanta a sua voz contra a doutrina da salvação pelo dízimo é excomungado e maldito.

Tese 72ª  – Aquele, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e arrogantes dos mercadores de dízimos, seja abençoado.

Tese 79ª  – Alegar ter a obrigatoriedade do pagamento de dízimos e ofertas, erguida e adornada com as bênçãos da igreja tanto valor quanto a própria cruz de Cristo é blasfêmia.

 Aconselho-te a ti e a todos , a lerem as 95 teses de Martinho Lutero que estão disponibilizadas no site www.imwja.hpg.ig.com.br/95teseslutero.htm -
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES