segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O PROFETA ELIAS DA ÚLTIMA GERAÇÃO!



1- Que promessa através do profeta Malaquias fez o senhor concernente a Elias?

"Eis que Eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor. Malaquias 4:5
2- Que fará esse profeta, quando vier?

"E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que Eu não venha e fira a Terra com maldição".

3- A quem indicou Cristo como estando a cumprir esta profecia?

"E Seus discípulos o interrogaram, dizendo: Porque dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus respondendo disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista". Mateus 17;10-13.

4- Que disse João Batista, ao ser interrogado se era Elias?

"E disse: Não sou". João 1:21.
5- Quem disse ele ser?

"Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho ao Senhor, como disse o profeta Isaías". João 1:23.

6- Em que sentido explica o anjo Gabriel ser João Batista o Elias de Malaquias 4:5?

"E converterá muitos dos filhos de Israel ao senhor seu Deus. E irá adiante dEle [Cristo] no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudencia dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto". Lucas 1:16 e 17

João andou "no espírito e virtude de Elias" e, no preparo de um povo para o primeiro advento de Cristo, fez um trabalho semelhante ao do profeta Elias, em Israel séculos antes. Ver I reis 17,18. Neste sentido, e neste só, ele é o Elias de Malaquias 4:5.

7- Perto do fim dos três anos e meio de seca em Israel, sobrevinda como um juízo a pedido de Elias ( Tiago 5:17) em consequência da apostasia de Israel, que acusação fez o rei Acabe a Elias?

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?" I Reis 18:17.

8- Que respondeu Elias?

"Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai; porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalins". I Reis 18:18.

Israel apartara-se de deus, esquecera-se de seus mandamentos e entregara-se à idolatria. Jezabel mulher de Acabe, ímpia e idólatra, que destruíra os profetas do Senhor (v.4), estava mantendo centenas de profetas de Baal, e buscava Elias para o matar.
Elias orou para que houvesse fome na terra, e disse a Acabe: "Vive o Senhor deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra". I Reis 17:1. A mensagem de Elias era um convite para o arrependimento e obediência aos mandamentos de Deus.

9- Que proposta clara fez ele a todo Israel?

"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal segui-o". I Reis 18:21.

O resultado da prova pelo fogo que se seguiu no Monte Carmelo pode ser encontrado no restante deste capítulo extraordinário. Houve grande reconversão a Deus, dizendo o povo: " Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" I Reis 18:39.

10- Qual era o assunto principal de João Batista?

"Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". " Produzi frutos dignos de arrependimento. Mateus 3:2 e 8.

11- Qual foi o resultado dessa mensagem?
"Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; e eram por eles batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:5 e 6.

Houve genuína operação de arrependimento e reforma. João não se satisfazia com uma mera profissão de religião. Dizia aos fariseus e saduceus que buscavam o batismo, que produzissem "frutos" dignos de "arrependimento". Queria ver a religião na vida, no coração e no lar. Assim preparou um povo para o primeiro advento de Cristo.

12- Mas quando conforme a profecia, seria Elias enviado?

"Antes que venha o dia grande e terrível do senhor". Malaquias 4:5.

13- Como é descrito, na mesma profecia, esse dia grande e terrível?

"Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixar´nem raiz nem ramo." Malaquias 4:1.

Esse dia ainda está no futuro. Por conseguinte, o trabalho feito por João Batista no primeiro advento de cristo, não pode ser tudo quanto contém a profecia referente ao envio do profeta Elias. Deverá pois, haver outro e maior cumprimento da profecia anteriormente ao segundo advento de Cristo, para preparar ou aprontar um povo para esse grande acontecimento.

14- Qual é o motivo da tríplice mensagem de Apocalipse 14: 6 e 10?

"Temei a deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas ...  Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição... Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira". Apocalipse 14:6-10.

Tal como as mensagens de Elias e João, esse é um convite ao arrependimento e reforma- Um apelo para o abandono do culto falso e idólatra, e para a volta a deus e ao culto dEle e dEle só.
A primeira parte desta tríplice mensagem aponta para o Deus Verdadeiro e criador, em linguagem muito semelhante é entrado no quarto mandamento, ou mandamento do Sábado.
Esta é a mensagem que deve ser, está sendo pregada ao mundo agora. Os que proclamam estas mensagens são o Elias para esse tempo, assim como João e seus auxiliares o foram ao tempo do primeiro advento de Cristo.

15- Como é descrito o povo que é formado pela tríplice mensagem citada aqui?

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de deus e a fé de Jesus". Apocalipse 14:12.

Esses são os que estarão preparados para encontrar a Jesus, quando vier. Atenderam ao convite de Elias para o arrependimento e a reforma. Interessavam-se não somente por sua própria salvação, mas pela salvação de sus amigos e parentes. Por essa mensagem, o coração dos pais se volta para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais. Um se interessa pela conversão e salvação do outro.
Haverá pouca religião no coração de quem não cuida dos interesses eternos de seus entes queridos. Quando esta mensagem tenha feito o seu trabalho, Deus ferirá a Terra com maldição; cairão as sete últimas pragas, prenunciadoras do grande dia do Senhor.



"Os judeus tentaram impedir a proclamação da mensagem que fora predita na Palavra de deus; mas tinha de cumprir-se a profecia. O Senhor diz: " Eis que Eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande grande e terrível do Senhor". Malaquias 4:5. Alguém há de vir, no espírito e poder de Elias, e quando aparecer, os homens dirão: O senhor é fervoroso demais, não interpreta da maneira devida as escrituras. deixe-me dizer-lhe como ensinar sua mensagem". 
Mensagens Escolhidas vol 1. pág 412.



IRMÃ ÉRIKA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES