domingo, 31 de março de 2013

Como o Espírito Santo Nos É Comunicado

 
Ilustração: Como o Espírito Santo Nos É Comunicado

“A contínua concessão do Espírito Santo à igreja é representada pelo profeta Zacarias por meio de outro símbolo, que contém uma admirável lição de encorajamento para nós. Diz o profeta: "E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado de seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? E respondeu e me falou, dizendo:




Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? Então Ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a Terra." Zac. 4:1-4, 6, 12 e 14. Das duas oliveiras, o óleo dourado era conduzido através de tubos de ouro, para o bojo do castiçal e daí para as lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário. Da mesma sorte, dos santos que permanecem na presença de Deus, Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que se consagram ao Seu serviço. A missão dos dois ungidos é comunicar luz e poder ao povo de Deus. É para receber bênção para nós que eles estão na presença de Deus. Como as oliveiras esvaziam-se nos tubos de ouro, assim procuram os mensageiros celestes comunicar tudo que de Deus receberam.” Testemunhos para Ministros, págs. 509 e 510


O texto acima mostra que a concessão do Espírito Santo à igreja é representada pela visão de Zacarias capítulo 4. Nela o profeta vê duas oliveiras, das quais verte um óleo dourado para o bojo (recipiente acumulador) do candelabro. O que representa o óleo da profecia de Zacarias? Outro texto do Espírito de Profecia nos dá a resposta:


“O óleo é o símbolo do Espírito Santo. Assim é representado o Espírito na profecia de Zacarias.” Parábolas de Jesus, pág. 407


Entendemos então que o que verte das oliveiras para o bojo do castiçal é o Espírito Santo, representado pelo óleo na visão de Zacarias. O texto do livro “Testemunhos para Ministros” que estamos analisando afirma que as oliveiras são os santos que permanecem na presença de Deus. São também os dois ungidos:



“Das duas oliveiras, o óleo dourado era conduzido através de tubos de ouro, para o bojo do castiçal e daí para as lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário. Da mesma sorte, dos santos que permanecem na presença de Deus, Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que se consagram ao Seu serviço.... A missão dos dois ungidos é comunicar luz e poder ao povo de Deus. É para receber bênção para nós que eles estão na presença de Deus. Como as oliveiras esvaziam-se nos tubos de ouro, assim procuram os mensageiros celestes comunicar tudo que de Deus receberam.” Testemunhos para Ministros, pág. 510




Como acabamos de ler, o texto também afirma que os dois ungidos são mensageiros celestes. Estes dois ungidos permanecem na presença de Deus e comunicam tudo o que dEle recebem. Quem são estes mensageiros celestes? Uma citação do livro “A Verdade Sobre os Anjos” nos traz a importante revelação:


“"Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu: ... São os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a Terra." Zac. 4:11-14.






Os ungidos que estão diante do Senhor de toda Terra mantêm a posição uma vez outorgada a Satanás como querubim cobridor. Por intermédio dos seres santos, que circundam Seu trono, o Senhor mantém constante comunicação com os habitantes da Terra.” A Verdade Sobre os Anjos, págs. 150 e 151




Percebemos, pela revelação dada no texto acima, que os dois ungidos que estão diante do Senhor de toda a Terra, são dois querubins cobridores. A missão dos dois querubins cobridores é comunicar tudo o que de Deus receberam. Eles recebem o óleo, que é o Espírito Santo (a glória divina) e então vêm à Terra e “esvaziam-se”, comunicando aos homens o Espírito Santo. Segundo a Bíblia, é desta maneira que o Espírito Santo, a glória divina é comunicada aos homens. O Senhor de toda a Terra, mencionado no texto, representa Cristo. A Bíblia mesmo revela que Deus, após a ressurreição de Cristo, o pôs como Senhor de toda a Terra:

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11

Assim, os dois ungidos comunicam aos homens a glória divina (Espírito Santo) que receberam de Cristo. Dos querubins cobridores o mais exaltado é Gabriel. Assim, temos que Gabriel é um dos ungidos mencionados em Zacarias 4. Por ser o mais exaltado entre os anjos e o primeiro abaixo de Cristo , Gabriel é o mais exaltado entre os dois ungidos, e é por isso que Ellen G. White afirma em diversas citações que ele vem na plenitude do poder divino. Sendo o mais exaltado, é o que mais glória recebe de Cristo, e por isso é o mais capacitado a comunicar glória aos homens.
Ellen G. White compreendia que o derramamento da glória de Cristo (o Espírito Santo) se fazia pela ministração dos dois querubins cobridores ungidos de Zacarias 4. Isto fica explícito ao lermos a seguinte citação do livro Evangelismo:




“Há homens que ficam nos púlpitos como pastores, professando alimentar o rebanho, enquanto as ovelhas estão morrendo por falta do pão da vida. Há longos e arrastados discursos grandemente compostos de narrativas de anedotas; mas o coração dos ouvintes não é tocado. Pode ser que os sentimentos de alguns sejam tocados, podem derramar algumas lágrimas, mas seu coração não foi quebrantado. O Senhor Jesus tem estado presente ao apresentarem o que se chamava sermão, mas suas palavras eram destituídas do orvalho e chuva do Céu. Davam evidências de que os ungidos descritos por Zacarias (ver capítulo quatro) não lhes haviam ministrado para que pudessem ministrar aos outros. Quando os ungidos se esvaziam pelos canudos de ouro, o dourado óleo flui deles para os vasos de ouro, para escorrer para as lâmpadas, as igrejas. É esta a obra de todo fiel e dedicado servo do Deus vivo.” Evangelismo, pág. 209




O texto declara claramente que o orvalho e chuva do Céu que representam o Espírito Santo, não acompanhavam as palavras dos pastores mencionados no texto porque estes não haviam recebido a ministração dos dois querubins ungidos. Ela ainda explica didaticamente como o Espírito Santo (a glória) é distribuído às igrejas:


“Quando os ungidos se esvaziam pelos canudos de ouro, o dourado óleo flui deles para os vasos de ouro, para escorrer para as lâmpadas, as igrejas.”




Assim, percebemos claramente como se processa a operação não somente  de  Gabriel, como também do segundo querubim ungido para que a glória divina, o “Consolador”, o Espírito Santo da promessa, seja comunicada aos homens.
Por tudo o que estudamos até aqui, percebemos claramente qual era o entendimento de Ellen G. White com relação à natureza do Espírito Santo e a maneira pela qual é distribuído aos homens e opera no seu coração. Fica claramente estabelecido que não há utilizar os textos da mensageira do Senhor, quando analisados à luz de tudo o que ela escreveu sobre o tema, para apoiar a crença em uma doutrina como a Trindade. Como verificamos que o mesmo ocorre ao analisarmos os textos bíblicos concernentes ao tema, a  crença nesta doutrina hoje resulta da impossibilidade de encontrar qualquer base na bíblia ou nos escritos de Ellen G. White que possa eventualmente apoiá-la. De fato, segundo a revelação divina, não existem três deuses, mas um que é o Pai e Ele concedeu ao Seu Filho honra eglória também.




“...Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 5:13) Amém! -

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES