sábado, 28 de dezembro de 2013

OS MÁRTIRES E SEUS ASSASSINOS



"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus." Mateus 5:10 


A palavra grega para "mártir" vem da mesma palavra traduzida também como "testemunha". Um mártir cristão prefere morrer a desonrar a Deus. Isso os torna grandes testemunhas. Eles fizeram o maior dos sacrifícios. 


POR QUE ESTUDAR OS MÁRTIRES? O que podemos tirar de bom no estudo dos mártires da Bíblia? Afinal, Paulo adverte: "Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá" (1 Cor. 13:3 NVI). Por que não estudar o amor, em lugar deles? 


Porque as histórias da Bíblia estão lá, esta é a razão! Existem histórias desde o Gênesis até o Apocalipse, da morte do justo Abel (Gên. 4:8) até a prostituta "embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas [mártires] de Jesus" (Apoc. 17:6, NVI). Se está na Bíblia, existe uma razão para isto. 


Zacarias – Apedrejado Até a Morte 


A história de Zacarias, o filho de Joiada (não o Zacarias, profeta menor) é tragicamente simples. O rei Joás, de sete anos de idade quando começou a reinar, foi influenciado para o bem pelo sacerdote Joiada. Mas, depois que Joiada morreu, o rei foi desviado para a direção errada pelos príncipes de Judá. "Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu. Deixaram a Casa do Senhor, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém" (2 Crônicas 24:17, 18). Esses príncipes maus fingiam que queriam aprender e obedecer ao rei. Mas quem finalmente acabou ouvindo quem? 


A quem Deus enviou para ajudar o rei a ver o perigo que sua nação corria? 2 Crônicas 24:20 


Como sempre, o Senhor não ficou passivo enquanto Seu povo se destruía. Mais tarde, Deus enviou Zacarias, "filho do sacerdote Joiada"(2 Crônicas 24:20), com uma mensagem que chamava de volta o povo para os mandamentos que o Senhor lhes deu. Em 2 Crônicas 24:20, Zacarias diz que a desobediência do povo estava tornando impossível para o Senhor abençoá-los. Deus está pedindo a Seu povo que obedeça para, assim, viver e prosperar nEle. Mas, vez após vez, o povo de Deus mostra falta de fé e não ouve. Acham que podem viver melhor sozinhos. Quão trágicos foram os resultados e sempre serão quando o professo povo de Deus tenta viver sem Deus! 


Talvez a parte mais assustadora desta história seja que este era um povo verdadeiramente chamado por Deus. Mas recusaram ouvir o profeta e decretaram sua morte. 


Urias – Morto à Espada – Jer. 26:20-23 


Embora pouco seja dito sobre Urias (não o marido de Bate-Seba), sua morte precisa ser estudada no contexto do ministério de Jeremias. Antes mesmo de Urias ser mencionado, o capítulo lida com a mensagem de Jeremias a Judá sobre o arrependimento e a obediência. Porém, a mensagem não soou bem aos sacerdotes e aos profetas, que "falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos" (Jeremias 26:11). 


Que acusações os sacerdotes e os profetas lançaram contra Jeremias? Jer. 26:9-11. 


Jeremias então lança um forte argumento em sua defesa. Note os quatro pontos de seu argumento em Jeremias 26:12-15. 


Ponto um: O Senhor me enviou a profetizar (v. 12). 


Ponto dois: Se vocês mudarem sua maneira de viver, o Eterno "mudará de idéia e não mandará a desgraça que prometeu mandar" (v. 13, BLH). 


Ponto três: "Quanto a mim, estou nas mãos de vocês. Façam comigo o que acharem direito e justo" (v. 14, BLH). 


Ponto quatro: "Mas fiquem certos de uma coisa: se me matarem, vocês e o povo desta cidade serão culpados da morte de um homem inocente, pois foi Deus quem me mandou dizer todas essas coisas a vocês" (v. 15, BLH). 


Evidentemente, o argumento de Jeremias teve sucesso, porque ele não foi morto; mas esses homens ainda não mudaram seu modo ímpio de agir. Realmente, Urias "falou contra esta cidade e contra esta nação, da mesma forma que Jeremias fez" (v. 21), pelo que ele foi morto. 


Jeremias escapou da morte, mas Urias, não. A Bíblia não dá nenhuma explicação a isto. Com que freqüência acontecem coisas em nossa vida para as quais não conseguimos explicação! 


João Batista – Decapitado 


Considere a situação de João Batista. Aqui estava um homem que falava por Deus, um homem claramente movido pelo Espírito Santo. Mesmo antes de João nascer, o Senhor o indicou para um ministério especial. "Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno" (Luc. 1:15). Veja o que Jesus disse sobre ele: "Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele" (Luc. 7:28 BLH). 


Leia sobre as circunstâncias da morte de João Batista. Mat. 14:1-11 


João era um homem que falava em favor de Deus. O Espírito Santo o movia. Mesmo antes do nascimento de João, o Senhor o escolheu para uma obra especial (Luc. 1:15; Luc. 7:28). Mas ele não foi apenas colocado na prisão por um rei ímpio, mas também foi morto por uma mulher zangada, má e por sua filha. 


"Jesus não Se interpôs para livrar Seu servo. Sabia que João havia de suportar a prova. De boa vontade teria o Salvador ido ter com João, para, com Sua presença, aclarar-lhe as sombras do cárcere. Mas não Se devia colocar nas mãos dos inimigos e pôr em perigo Sua própria missão. Com prazer teria libertado Seu fiel servo. Mas por amor de milhares que haveriam em anos posteriores, de passar da prisão para a morte, João devia beber o cálice do martírio. Ao haverem os seguidores de Jesus de definhar em solitárias celas, ou perecer pela espada, e pela tortura, ou na fogueira, aparentemente abandonados de Deus e do homem, que esteio não lhes seria ao coração o pensamento de que João Batista, de cuja fidelidade o próprio Cristo dera testemunho, passara por idêntica experiência!" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 224). 


Estêvão – Apedrejado Até a Morte 


Para entender a história da morte de Estêvão, leia Atos 7:1-53. Ele foi acusado de falar contra Moisés, contra Deus, contra o lugar santo do templo e contra a lei. 


Estêvão, o mais famoso dos sete diáconos, na jovem igreja, era um homem de profunda fé. Estêvão era judeu. Mas falava grego e conhecia os costumes dos gregos. Estêvão era ativo na igreja. Ele era tão bom em seu trabalho que as pessoas "não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava" (Atos 6:10 NVI). Seu sucesso provocou sua morte. Se fosse fraco, provavelmente ele não teria morrido. 


Quais foram os argumentos mais fortes de Estêvão? Atos 7:51-53. 


Olhe para a diferença entre a morte de João Batista e a de Estêvão. João estava detido em uma prisão malcheirosa, escura e solitária, e foi morto por causa de um juramento do bêbado Herodes. Estêvão falou perante uma enorme multidão e fez um sermão poderoso sobre Jesus. Estêvão estava "cheio do Espírito Santo". O Espírito Santo lhe deu uma visão do "Céu [da] glória de Deus e [de] Jesus, que estava à Sua direita". (Atos 7:55) Estêvão morreu em uma visão gloriosa. João morreu de forma muito humilde. O rosto piedoso de Estêvão e sua coragem na morte influenciaram muito Saulo de Tarso. Saulo mais tarde se tornou o apóstolo Paulo. João e Estêvão tiveram mortes diferentes. Mas, tanto João como Estêvão, eram fiéis servos de Jesus. 


O marido de Elisabeth Elliott foi morto por índios na América do Sul. Elisabeth ensinou esses índios a crer em Jesus. A importância da morte de um mártir depende de como respondemos à sua morte. 


Pedro – Crucificado de Cabeça Para Baixo 


João 21:18 é o único verso na Bíblia que explica como Pedro morreu. Falando a Pedro, Jesus mostrou que sabia que Pedro morreria por Ele e como morreria. Mas Jesus ainda disse a Pedro: "Siga-Me". 


"Estenderá as mãos (NVI) significa claramente crucifixão. Provavelmente seja verdade que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Pedro sentiu que ser crucificado como Jesus era uma honra demasiada para ele, porque ele havia negado três vezes o seu Senhor (Lucas 22:54)" – Adaptado de SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.072.


Pedro era um favorito entre os discípulos. Então, ele negou três vezes o seu Senhor. Ele foi mais tarde recebido de volta ao grupo dos discípulos. Pedro até escreveu uma parte do Novo Testamento. Finalmente, morreu a morte de um mártir. 


Pedro obteve a vitória em Jesus. Mas ele teve suas fraquezas espirituais. Depois de ser restaurado ao grupo de discípulos de Jesus, Pedro ainda cometeu suas falhas (Gál. 2:11-20). 


Pedro perseverou até o fim. Isto não surpreende, especialmente quando lemos as cartas de Pedro na Bíblia. Nas cartas, ele mostra entender os problemas que os cristãos enfrentam. Que comparação Pedro faz entre as provações e a recompensa? 1 Pedro 1:6, 7 


Os que foram chamados para servir a Jesus podem ter que morrer por Ele. Quando pensamos quão grande é a recompensa eterna, esse preço sai bem em conta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES