segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

QUEM É O ENSINADOR DE JUSTIÇA?

“E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.” Joel 2:23
Esta profecia dado ao profeta Joel cujo nome significa “O Senhor é Deus” datado aproximadamente 800 A.C., contém  maravilhosa promessa  “O ENSINADOR DE JUSTIÇA” em seguida mais duas promessas a Chuva Temporã e a Chuva Serôdia.
Quem é o Ensinador de Justiça?
Desde a queda de Adão, nós homens somos escravos do pecado de uma natureza corrompida, defeituosa, violenta, reativa, manchada de vis inclinações da carne.
Jesus sendo feito igual a Deus em natureza e poder decide antes da fundação do mundo salvar a humanidade de sua decaída condição. Gerado no ventre de Maria, se faz homem e habita entre nós, concebido da virgem através da manifestação divina do Espirito de Deus toma a forma da natureza do homem caído, vive 33 anos nela sem ceder as suas mais baixas e rudes fraquezas, possuindo Espírito Vivificante unindo sua fé ao poder de Seu Pai mantém a carne em sujeição ao seu espírito e vive uma vida sem pecado.
Cristo viveu sem pecado na decaída natureza humana, severamente tentado por difíceis provas e fraquezas inerentes a condição de Filho do Homem, imperfeições tais que herdara de uma humanidade com mais de quatro mil anos de degenerescência física. Venceu a carne em seu estado deteriorado; sofre na ignominiosa carne com suas fraquezas sem ceder a elas, vence o mundo e os ardis de satanás. “..vindo na semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne para que a justiça da lei se cumprisse em nós” Rm. 8:3
Esta gloriosa vitória de Cristo em sua humana condição, faz do Senhor o que o ‘profeta Joel chama de 'O ENSINADOR DE JUSTIÇA'  "... visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, ...Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hb. 2: 14-18
“Cristo veio à Terra, tomando sobre Si a humanidade e constituindo-Se representante do homem, para mostrar no conflito com Satanás, que o homem, tal como Deus o criou, unido ao Pai e ao Filho, poderia obedecer a todo reclamo divino.” M.E. 1:253
Jesus é o primeiro a vencer completamente na enfraquecida natureza humana e Ele mesmo suportou a força das ardentes tentações de Satanás aperfeiçoou através do sofrimento solidariedade com a natureza das provações e tentações que assediam aos homens e abre um caminho para a perfeição, a pureza e a santidade. NEle temos a certeza de nos tornarmos santos e puros pela sua carne em nós, ao aceitarmos a carne (justiça que condena o pecado na carne) nos tornamos vencedores e somos feitos servos da justiça. “Fostes libertados do pecado, e vos tornastes escravos da justiça” Rm 6:18 “...se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado...” Rm 8:10 ...Nos tornamos naturalmente obedientes a justiça, santidade e a pureza, pois Cristo mata e elimina as mais cruéis inclinações ao pecado, pois “...quem está em Cristo é nova criatura” II Co 5:17.
“A natureza de Deus, cuja lei tinha sido transgredida, e a natureza de Adão, o transgressor, reuniram-se em Jesus – o Filho de Deus e o Filho do homem.” SDABC, 7:926 “Cristo, que não conhecia o mínimo vestígio de pecado ou contaminação, tomou nossa natureza em seu estado deteriorado.” M.E. 1:253 “Ele tomou sobre Sua natureza impecável, nossa natureza pecaminosa.” M.S. 181 “Estava no plano de Deus que Cristo tomasse sobre Si a forma e natureza do homem caído.” Spirit of Profhecy, 2:39 “Não houve uma só gota de nossa amarga miséria que Ele não provasse, parte alguma de nossa maldição que não sofresse, a fim de que pudesse levar a Deus muitos filhos e filhas.” M.E. 1:253
Não nos é dito apenas que Jesus não pecou, mas que Ele foi, como nós, tentado em tudo, todavia “sem pecado”, isto é, sem jamais ter participação no pecado. Certamente Jesus nunca praticou o pecado, mas o que Lhe toca por realidade é mais que isso. O original grego reza coris áamartias, à parte do pecado; Ele jamais foi, em essência, um pecador. Ou como diz Paulo: Ele “não conheceu o pecado” (2Co 3:21). Isso é mais que não pecar, não praticar o pecado; aponta para uma natureza humana moralmente imaculada. F.F. Bruce
Os apóstolos da primitiva igreja vivenciaram a justiça de Cristo, desfrutando de sua poderosa graça, consequentemente triunfaram na pecaminosa carne “...antes andávamos nos desejos da nossa carne...” Ef. 2:3 “..andai no Espírito e jamais satisfareis os desejos da carne” Gl 5:16 ademais se tornaram “ participantes da natureza divina e escaparam da corrupção que pela concupiscência há no mundo”, 2Pe. 1:4. “Aquele que não conheceu o pecado se fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” II Co. 5:21
A igreja apostólica foi remida, pura, santa pelo 'O ENSINADOR DE JUSTIÇA'  “...mais nós temos a mente de Cristo” 1Co. 2: 16. Ensinara seu povo a ser santos e puros oferecendo as vestes de sua justiça, assim estavam preparados para receber a 'CHUVA TEMPORÃ'. Esta chuva faz a semente do evangelho brotar no solo deste planeta perdido e surge a Videira de Cristo cujo Pai é o agricultor e os ramos seus filhos redimidos e restaurados. Jo 15:1-8
A videira de Cristo está prestes ao tempo da colheita final, onde receberá no transcurso do panorama histórico eclesial escatológico a tão esperada 'CHUVA SERÔDIA', com esta chuva os frutos serão amadurecidos para a última colheita. Antes desta gloriosa Chuva, se fará a obra novamente do 'O ENSINADOR DE JUSTIÇA' Ele ensinará seu povo a vencer tendências, defeitos no caráter, as mais duras tentações pela manifestação de SUA JUSTIÇA. Esta justiça elimina desejos da pecaminosa carne operando o aniquilamento do eu e pendor ao pecado; assim o povo de Deus alcançará justiça, santidade e pureza - obra preparatória para a 'CHUVA SERÔDIA'.
A Chuva Serôdia é representada pela descida do anjo de apocalipse 18, “...vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com seu esplendor” Ap. 18:1.
Entrará em ação o ministério gloriosos angelical, a terceira personificação da divindade e seguirão sinais e maravilhas. O Povo de Deus fará prodígios”... os sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça como as estrelas sempre e eternamente” Dn. 12:3
Então, a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e a Terra inteira será iluminada com a glória do Senhor. Testimonies, vol. 6, pág. 401.
"Vários têm-me escrito perguntando se a mensagem [de 1888] de justificação pela fé é a terceira mensagem angélica, e tenho respondido: 'É a terceira mensagem angélica em verdade'. O profeta declara: 'Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória' [Apoc. 18:1]." (RH, 1º de abril de 1890). Em 1892, ela estava pronta para declarar inequivocamente que a mensagem era realmente o início do longamente aguardado alto clamor. "O alto clamor do terceiro anjo já se iniciou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá a terra toda." (RH, 22 de novembro de 1892).
“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”.Is. 9:2
O rosto dos santos brilham de santa consagração, e por ensinar a justiça a muitos, ou seja; a justiça de Cristo - tornar-se-ão na mesma condição dos santos anjos que nunca pecaram.
Quando Cristo terminar de derramar a Chuva serôdia, “...e quando tiveram terminado de distribuir o poder do povo santo” Dn. 12:7 - Miguel se levantará para defender o seu povo da mais horrível perseguição que sucederá no fim desta chuva. - conforme Dn 12:1. E assim se cumprirá também a abertura do sétimo selo; ."..silêncio de meia hora no céu" Ap. 8:1 - Miguel ou seja; o Senhor Jesus, Senhor dos Exércitos, Vencedor de todas as batalhas virá com todos os seus anjos para buscar sua esposa, sua igreja, seus santos remidos e estaremos para sempre com o Senhor. Ap. 1:7; 1 Co. 15:51-57; Jo 14: 1; I Ts 3:13-18.
A noiva do Cordeiro a futura esposa de Cristo...”igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” Ef. 5:27 “...uma virgem pura a um marido, a saber , a Cristo” II Co. 11:2 “Na sua boca não se achou mentira, são irrepreensíveis” Ap. 14:5
Cristo então finalmente encontrar-se-á com sua esposa e fará as bodas no céu: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” Ap. 19:7-9

Por Osvair Munhoz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES