terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A IGREJA DO VELHO TESTAMENTO.

A Igreja de Abel 
 
A Igreja dos primeiros séculos consistia nas pessoas que eram descendentes de Abel. Ela acreditava e 
vivia os “mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apocalipse 14: 12). Desse modo, o apóstolo Paulo 
escreve: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício que Caim, pelo qual testemunho alcançou 
testemunho de que era justo, testemunhando dos seus dons; e, por ela, depois de morto, ainda fala.” 
(Hebreus 11: 4). 

“A vida santa de Abel testificava contra a pretensão de Satanás de que é impossível ao homem guardar 
a lei de Deus”, declara Ellen White em perfeita harmonia com a Escritura. (Patriarcas e Profetas, p. 
77). 

Na Igreja de Abel não existia edifícios, não havia estrutura visível. A adoração era aberta com um altar e um sacrifício vivo o qual apontava para Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1: 29b). A população majoritária da terra, durante esse período, não acreditava na verdade e seguia os descendentes de Caim. Logo, o povo de Deus misturou-se com esses incrédulos, os quais conduziram à destruição da terra pela água. (Gênesis 6). 

Começa a perseguição de Satanás 
 
“O assassínio de Abel foi o primeiro exemplo da inimizade que Deus declarou que existiria entre a 
serpente e a semente da mulher - entre Satanás e seus súditos, e Cristo e Seus seguidores”, escreve Ellen White. “Por meio do pecado do homem, Satanás ganhara domínio sobre a raça humana, mas
Cristo a habilitaria a sacudir este jugo.” (Patriarcas e Profetas, p. 77). 
 
Então, Satanás iniciou sua contenda contra a primeira Igreja, o pequeno grupo de fiéis. A perseguição da verdadeira Igreja de Cristo tinha se iniciado e continuaria e cresceria em intensidade através das eras e culminaria na batalha final de Satanás contra o “remanescente” que “guarda os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” e que “têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12: 17 e 14: 12). 

A Igreja de Noé 
 
Quando do tempo de Noé, a Igreja de Deus, Seu verdadeiro povo decrescido era apenas oito membros. Todavia, “Noé encontrou graça nos olhos do Senhor” (Gênesis 6: 8). E mais: “Pela fé, Noé, sendo alertado das coisas de Deus que ainda não se viam, moveu-se [obedeceu] com temor, preparou uma arca para a salvação de sua família; pela qual condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11: 7). 
 
Não houve funcionários das Conferências Geral e local, construções da igreja, escolas, hospitais ou 
outra estrutura visível na Igreja de Noé. O único sinal visível da estrutura da Igreja era uma pequeno 
barco em construção. Novamente, nos dias de Noé, havia apenas oito membros da Igreja e: “Quando os homens começaram a crescer em número sobre a terra” (Gênesis 6: 1 a, Nova Versão Internacional). 
Jesus disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do homem.” (Mateus 24: 37). 

A Igreja de Abraão 
 
A Igreja de Abraão também compreendia um pequeno número de crentes. Nesse período da história, não havia então funcionários da Conferência Geral e local, construções da Igreja, escolas, hospitais ou outras estruturas visíveis. A Igreja de Abraão cria nos “mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” 
(Apocalipse 14: 12). 
 
“Abraão obedeceu à Minha voz e guardou Meu mandado”, disse o Senhor por meio de Moisés, “Meus mandamentos, Meus estatutos e Minhas leis.” (Gênesis 26: 5b). 
 
“Pela fé, Abraão, quando foi chamado para ir um lugar o qual receberia depois por herança, obedeceu”, escreve o apóstolo Paulo, “e saiu, sem saber para onde ia.” (Hebreus 11: 8). 
 
Um remanescente é aquele que procura pelo retorno de Jesus. Abraão era um remanescente, porque ele guardava o Sábado e “ele procurava por uma cidade que tinha fundamentos, cujo construtor e criador fosse Deus.” (Hebreus 11: 10b). 

A Igreja de Moisés
A Igreja de Moisés foi a primeira grande igreja. Esta foi a primeira Igreja a ir para o deserto. Esta
Igreja no deserto não tinha funcionários da Conferência Geral e local, construções da igreja, escolas ou 
hospitais. Muito embora residindo em uma tenda, havia um santuário visível. Moisés e sua Igreja eram remanescentes porque foram instruídos a guardar o Sábado (Êxodo 16), abstiveram-se de 
carnes imundas (Levítico 11) e acreditavam na lei de Deus (Êxodo 20). 
 
A Igreja de Moisés foi abençoada acima de todas as outras igrejas que houveram antes, porque “o Senhor ia adiante deles de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar; para que caminhassem de dia e de noite.” (Êxodo 13: 21). 
O Senhor deu à Igreja de Moisés os dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra e a Arca da Aliança. Esta Igreja foi também abençoada com a presença visível de Deus na luz do Shekinah sobre o propiciatório da Arca da Aliança. “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho.” (Êxodo 25: 22). 
Não obstante todas estas bênçãos, todos os membros da Igreja de Moisés, com exceção de dois, não se dirigiram à terra 
prometida, não cruzaram o Jordão, mas pereceram no deserto.

A Igreja dos Reis 
 
Depois da experiência do deserto, os filhos de Israel disseram a Samuel: “constitui-nos um rei que nos julgue como todas as nações.” (I Samuel 8: 5b). Samuel não concordou com a política de apontamento de reis terrestres como cabeça da Igreja. Ele buscou pelo Senhor em oração para conselho sobre o assunto. Qual foi a resposta de Deus a Samuel? 
 
“Ouve a voz do povo em tudo em tudo quanto te disser”, um Senhor decepcionado respondeu a Samuel, “pois não te tem rejeitado, mas rejeitaram a mim, para Eu não reinar sobre eles.” (I Samuel 8: 7b). 
 
Note que razão pela qual o povo procurou um cabeça terrestre visível da igreja foi porque desejaram ser “como todas as nações”. Vemos o mesmo espírito hoje no movimento Ecumênico com o Adventismo. 
Jesus permitiu que os filhos de Israel possuíssem um rei terrestre e Ele também permitiu que a Igreja 
Adventista do Sétimo Dia tivesse sua cabeça terrestre, mas em tristeza Jesus ainda diz: “eles tem me rejeitado, para que Eu não reinar sobre eles.” 

Essa Igreja dos reis tinha funcionários da Conferência Geral e local, construções da igreja, escolas e outra estrutura visível. O Senhor concedeu-lhes o desejo. Eles se tornaram agora como as nações (igrejas) ao redor dela. A apostasia entrou na igreja Judaica como uma corrente porque “eles me rejeitaram, para Eu não reinar sobre eles.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES