sábado, 19 de janeiro de 2013

HIPOCRISIA E DISSIMULAÇÃO.


1.De que pecado eram culpados os fariseus?

Acautelai-vos do fermento dos fariseus. Que é hipocrisia.
Lucas 12:1

Hipocrisia é fingir ser o que não é; dissimulação; ocultar o verdadeiro caráter ou os motivos reais; especialmente o assumir falsa aparência de virtude ou religião.

2. Como mostravam os fariseus serem hipócritas ?
" Hipócritas,bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: este povo honra-me com seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim." Mateus 15:7,8.

3. Como anulavam eles um dos mandamentos de Deus?

" Porque Deus ordenou, dizendo: Honra teu pai e tua mãe. Mas vós dizeis: qualquer que maldisser ao seu pai ou a mãe: é oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem ao seu pai nem a sua mãe e assim invalidastes pela vossa tradição o mandamento de Deus." Mateus 15:4-6.

4. Como disse cristo que os hipócritas oram?

" E quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão."
Mateus 6:5.

5. Como tratava ao próximo o hipócrita?

" O hipócrita com a boca danifica o seu próximo." " Porque ele é tal quais são os seus pensamentos: come e bebe, mas o seu coração não está contigo.." Provérbios 11:9 e 23:7.

6. Qual dos apóstolos foi uma vez culpado de dissimulação?

" E os outros Judeus também dissimularam com ele Pedro, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação." Gálatas 2:13.

7. Porque, diz Paulo, haver-se ele oposto a Pedro nesta questão?

" E, chegando Pedro a Antioquia,  lhe resisti na cara,  porque era repreensível." Gálatas 2:11.

8. Que diz Davi que ele não faria?

" Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados." Salmos 26:4.

9. Como deve ser o nosso amor?

" O amor não seja fingido." Romanos 12:9

10. Que acontecerá com a esperança do hipócrita?

" Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do hipócrita perecerá." Jó 8:13.

11. Qual será a sorte do servo que, enquanto professa amar ao Senhor, mostra por suas ações que é mundano, e não está aguardando nem desejando sua vinda?

" Virá o Senhor daquele servo num dia em que não espera, e a hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." Mateus 24:51.
" Os pecadores de Sião se assombram. O temor surpreendeu os hipócritas." Isaías 33:14.

12. Que caracteriza a sabedoria celeste?

" A sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." Tiago 3;17.

Uma declarada apostasia não seria mais ofensiva a Deus do que a hipocrisia e um culto meramente formal. Manuscrito 135, 1899 (Youth's Instructor, 13 de junho de 1901; Youth's Instructor, 20 de junho de 1901).

Os fariseus pretendiam ser filhos de Abraão, e vangloriavam-se de possuir os oráculos de Deus; todavia, essas vantagens não os preservavam do egoísmo, da malignidade, da ganância e da mais baixa hipocrisia. Julgavam-se os maiores religiosos do mundo, mas sua chamada ortodoxia os levou a crucificar o Senhor da glória.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES PÁG 309.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES