sábado, 19 de janeiro de 2013

QUEM PERSEGUE E POR QUÊ?



1. porque Jesus não guardava o sábado de conformidade com as idéias dos judeus, que fizeram eles?

" Por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas no sábado." João 5:16.

2. Que espécie de jejum é mais agradável a Deus?

" Porventura não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo o jugo?" Isaías 58:6

Foi isto que Jesus fez. Ele, o Autor e Senhor do sábado, andou fazendo o bem, curando os doentes, aliviando os oprimidos, e restaurando os fracos, coxos e cegos, no dia de sábado. Mas isto, se bem que em perfeita conformidade com a lei de Deus, a grande lei de amor, era contrário as tradições e idéias pervertidas dos judeus no tocante ao sábado. Daí o terem-no perseguido e procurado matar.

3. Porque matou Caim a Abel?

" Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E porque causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão eram justas." I João 3:11,12.

" Se lêsseis a Palavra de Deus, veríeis que desde o princípio todas as pessoas boas foram perseguidas por haverem sido boas. Abel foi morto por seu irmão porque era bom, e Caim não podia suportar sua presença."

4. Comentando o tratamento de Isaque, filho de Sara, por Ismael, filho da escrava, que princípio apresenta o apóstolo Paulo?

" Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora." Gálatas 4:29.

5. Que outros exemplos de perseguição mencionados na Bíblia, demonstram essa verdade?

A. Esaú , que vendeu sua primogenitura, perseguiu Jacó que jurou fidelidade a Deus. Gên. 25:29-34; 27:41; 32:6.
B. Os obstinados e invejosos filhos de Jacó perseguiram José, que temia a Deus. Gên. 37; Atos 7:9.
C. Os idólatras egípcios perseguiram os hebreus, que adoravam o Deus Único e Verdadeiro. Êxo. 1 e 5.
D. O hebreu que feriu seu semelhante rejeitou a Moisés como mediador. Êxo. 2:13,14; Atos 7:26,27.
E. Saul, que desobedeceu a Deus, perseguiu a Davi que temia a Deus. I Sam. 15:19 e 24.
F. Israel, apostatado, perseguiu a Elias e Jeremias, que eram profetas de Deus. I Reis 19:9,10; Jer. 36:20-23; 38:1-6.
G. Nabucodonosor, enquanto foi idólatra, perseguiu os três hebreus cativos por sua recusa de adorarem ídolos. Dan 3.
H. Os invejosos idólatras príncipes no reinado de Dario, perseguiram Daniel por ousar orar Ao Deus do céu. Dan. 6.
I. Os assassinos de Cristo perseguiram os apóstolos, por ensinarem estes a doutrina de Cristo. Atos 4 e 5.
J. Paulo, antes de convertido perseguiu a igreja de Deus. Atos 8:1; 9:1 e 2; 22:4,5 e 20; 26:9-11; Gálatas 1:18; I Timóteo 1:12 e 18.

A história de todas as perseguições religiosas desde os tempos bíblicos , não passa duma repetição da mesma história- os ímpios perseguem os justos. E assim será até que termine a luta entre o bem e o mal.
( ver Salmos 37: 12,14 e 32.)

6. Quem, diz Paulo, sofrerá perseguição?

" E também, todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." II Timóteo 3:12.

7. Influenciados por que terrível engano disse Cristo que os homens perseguiriam os seus semelhantes?

" Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus."  João 16:1 e 2.

8. Quem foi o primeiro assassino?

" Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, por que não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44.

" Não mostram as escrituras claramente que os que perseguem estão em geral no erro, e os que sofrem a perseguição, acertados- que a maioria têm sempre estado do lado da falsidade, e uma minoria, somente, do lado da verdade?" - LUTERO.

Jhon Wesley fez a seguinte advertência cristã: " Não condeneis homem algum por não pensar como vós pensais. Deixai que todo homem goze inteira liberdade de pensar por si mesmo. Deixai toda pessoa usar seu julgamento próprio, pois que todo homem deverá prestar conta de si mesmo a Deus. Evitai qualquer aproximação, de qualquer espécie, do espírito de perseguição. Se não puderdes persuadir alguém a aceitar a verdade, não tenteis força-lo a isso. 
Se o amor não o compelir a aceitação, deixai-o com Deus, que é o Juiz de todos."

9. Que diz Cristo dos que são perseguidos por causa da justiça?

" Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." Mateus 5:10-12; ver Apocalipse. 2:10; 6:9-11.

10. Que divinos preceitos, caso fossem aceitos e obedecidos, desfariam toda a opressão e perseguição?

" Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 23:39. 
" Tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós." Mateus 7:12

11. Que não faz o amor?

" O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." Romanos 13:10


Como, pois, pode o evangelho ser chamado mensagem de paz? Quando Isaías predisse o nascimento do Messias, conferiu-Lhe o título de "Príncipe da Paz". Quando os anjos anunciaram aos pastores que Cristo nascera, cantaram sobre as planícies de Belém: "Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens." Luc. 2:14. Há uma aparente contradição entre estas declarações proféticas e as palavras de Cristo: "Não vim trazer paz, mas espada." Mat. 10:34. Mas, entendidas corretamente, ambas estão em
Pág. 47
perfeita harmonia. O evangelho é uma mensagem de paz. O cristianismo é um sistema religioso que, recebido e obedecido, espalharia paz, harmonia e felicidade por toda a Terra. A religião de Cristo ligará em íntima fraternidade todos os que lhe aceitarem os ensinos. Foi missão de Jesus reconciliar os homens com Deus, e assim uns com os outros. Mas o mundo em grande parte se acha sob o domínio de Satanás, o acérrimo adversário de Cristo. O evangelho apresenta-lhes princípios de vida que se acham totalmente em desacordo com seus hábitos e desejos, e eles se erguem em rebelião contra ele. Odeiam a pureza que lhes revela e condena os pecados, e perseguem e destroem os que com eles insistem em suas justas e santas reivindicações. É neste sentido que o evangelho é chamado uma espada, visto que as elevadas verdades que traz ocasionam o ódio e a contenda.
A misteriosa providência que permite sofrerem os justos perseguição às mãos dos ímpios, tem sido causa de grande perplexidade a muitos que são fracos na fé. Alguns se dispõem mesmo a lançar de si a confiança em Deus, por permitir Ele que os mais vis dos homens prosperem, enquanto os melhores e mais puros são afligidos e atormentados pelo cruel poder daqueles. Como, pergunta-se, pode Aquele que é justo e misericordioso, e que também é de poder infinito, tolerar tal injustiça e opressão? É esta uma questão com que nada temos que ver. Deus deu suficientes evidências de Seu amor, e não devemos duvidar de Sua bondade por não podermos compreender a operação de Sua providência. Disse o Salvador a Seus discípulos, prevendo as dúvidas que lhes oprimiriam a alma nos dias de provação e trevas: "Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós." João 15:20. Jesus sofreu por nós mais do que qualquer de Seus seguidores poderá sofrer pela crueldade de homens ímpios. Os que são chamados a suportar a tortura e o martírio não estão senão seguindo as pegadas do dileto Filho de Deus.
Pág. 48
"O Senhor não retarda a Sua promessa." II Ped. 3:9. Ele não Se esquece de Seus filhos, nem os negligencia; mas permite que os ímpios revelem seu verdadeiro caráter, para que ninguém que deseje fazer a Sua vontade possa ser iludido com relação a eles. Outrossim, os justos são postos na fornalha da aflição para que eles próprios possam ser purificados, para que seu exemplo possa convencer a outros da realidade da fé e piedade, e também para que sua coerente conduta possa condenar os ímpios e incrédulos.
Deus permite que os ímpios prosperem e revelem inimizade para com Ele, a fim de que, quando encherem a medida de sua iniqüidade, todos possam, em sua completa destruição, ver a justiça e misericórdia divinas. Apressa-se o dia de Sua vingança, no qual todos os que transgrediram a lei divina e oprimiram o povo de Deus receberão a justa recompensa de suas ações; em que todo ato de crueldade e injustiça para com os fiéis será punido como se fosse feito ao próprio Cristo.
O GRANDE CONFLITO PÁG 46- 48.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES