quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

JHON HUSS E SEU AMOR PELO EVANGELHO

"John Huss nasceu na Boêmia por volta de 1370, quando a Reforma Protestante ainda não havia acontecido e a Inquisição romanista estava a pleno vapor. Em 1400, cerca de 30 anos, Huss foi ordenado sacerdote. Desde o início de seu ministério, quando assumiu o púlpito da capela de Belém, em Praga, tornou-se um incômodo e um obstáculo para muitos de seus colegas, pois pregava constantemente contra os privilégios do clero e defendia a necessidade urgente de uma reforma religiosa. Eloqüente pregador, Huss exerceu rapidamente forte influência sobre o povo.
Conta-se que boa parte da população afluía para ouvir suas mensagens.Mas não só o povo simples. Os nobres também foram influenciados. Claro que alguns destes simpatizaram com seu discurso apenas pelo interesse que tinham de limitar o poder da Igreja Católica Romana, mas outros nobres o seguiram por convicção. Para se ter idéia do poder romanista na Europa, e especialmente naquela região, estima-se que, na época, metade do território nacional pertencia à Igreja Católica Romana, enquanto a coroa detinha só a sexta parte do território.
Com fervor espiritual, Huss foi mais além. Traduziu, pela primeira vez, o Novo Testamento para a língua boêmia. O seu povo começou a ler a Bíblia, a qual não tinha acesso, e a perceber os erros de Roma.
É importante dizer que John Huss não fora sempre assim. No início de sua vida, era alinhado o Roma, apesar de , ao ler a Bíblia em latim, começar a discordar de alguns pontos defendidos pelo romanismo por não encontrar base bíblica para eles. Com o passar do tempo, suas convicções do distanciamento de Roma em relação à palavra de Deus só cresceram. E sabendo que na Inglaterra já havia algum tempo que os chamados lolardos – seguidores do reformador inglês John Wicliff ( 1329 – 1384) – tinham convicções semelhantes, entrou em contato com a obra do reformador inglês e encontrou ainda mais argumentos bíblicos contra o romanismo. Isso fez com que Huss enfatizasse cada vez mais em sua mensagem a autoridade da Bíblia acima das tradições romanistas.
Não demorou muito para Roma intervir, impedindo Huss de pregar. O arcebispo local encarregou-se disso, mas o profeta da Boêmia não esmoreceu. Continuou pregando e , por isso, foi excomungado em 1411. Porém, algo pior ainda esperara Huss. O papa entrou em guerra contra o rei de Nápoles e, para financiar o conflito, decidiu vender indulgências. Ou seja, ofereceu remissão de pecados mediante pagamento à Igreja de determinada quantia dinheiro. Em poucos dias, os vendedores chegaram à Boêmia, tentando usar todo tipo de método para persuadir as pessoas. Indignado, John Huss pregou contra a venda. Em seu protesto, afirmou, citando a Bíblia, que só Deus poderia conceder perdão aos homens e ninguém jamais poderia vender algo que precede somente dEle.
Seu discurso foi tão poderoso que movimentou todo o país contra a venda de indulgências. Roma, então, declarou pela segunda vez que Huss fora excomungado e começou a persegui-lo a fim de matá-lo.
A pedido do imperador, Huss mudou-se de Praga, patinho para o sul da Boêmia, onde permaneceu até que, em 1414, foi convidado a participar do Concílio da Igreja Católica em Constança, na Alemanha. O evento prometia abrir espaço para que Huss expusesse o seu caso, então ele aceitou comparecer. Chegando ali, foi convidado pelo papa a uma assembléia composta apenas por cardeais. Nela, foi acusado formalmente de heresia sem espaço para se defender e levado em seguida para a prisão.
Em junho de 1415, John Huss foi julgado. Em nenhum momento foi-lhe permitido defender-se. Só exigiram que se retratasse, mas Huss recusou-se e foi condenado à fogueira. No dia 06 de julho, foi levado até a Catedral de Contança, onde foi forçado a ouvir um sermão sobre “A Teimosia dos Hereges”. Em seguida, teve seus cabelos cortados, uma cruz foi desenhada em sua cabeça e recebeu uma coroa de papel decorada com desenhos de diabinhos. Mais uma vez, exigiram que Huss se retratasse , mas afirmou: “Estou preparado para morrer na verdade do Evangelho que ensinei e escrevi”. Huss morreu cantando Salmos e profetizando: “Vocês hoje queimam o ganso ( Huss, na língua boêmia, significa ganso ), mas daqui há cem anos Deus levantará um cisne o qual não podereis queimar”. Detalhe: 102 anos depois, 1517, Martinho Lutero iniciou oficialmente a Reforma Protestante. E mais: em 1999, o então papa João Paulo II pediu perdão ao povo da Boêmia pela morte cruel infligida a Huss”.


Que amemos assim o Evangelho, sem procurar nele lucros ou nosso bem estar mas, acima de tudo, tenhamos o firme propósito de expô-lo e padecer por ele, sabendo que são bem aventurados aqueles que assim procedem.

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” . Ap 2.10


Texto extraído da revista Ensinador Cristão nº 33 p 17

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES