quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NATÃ, O PROFETA.


Natã (em hebraico, presente de Deus), filho de Atai (1 Crônicas 2.36), foi um profeta que viveu durante o período do reinado de Davi e de Salomão, em Israel (2 Crônicas 9.29).[1]
Davi narra a Natã o desejo de edificar o templo de Deus, ao que o profeta, inicialmente, aprova a medida. Na mesma noite Deus aparece a Natã em sonho, e o profeta volta ao rei e comunica-lhe que tal tarefa não caberá a Davi, mas a um filho seu (2 Samuel 7.1-17).
Posteriormente, Natã repreende Davi pelo seu pecado, devido ao adultério com Betseba e à morte de Urias, seu marido (2 Samuel 12.1-15).
Ao nascer Salomão, Davi o entrega a Natã, para ser educado pelo profeta, que lhe dá o nome de Jedidias (em hebraico, por amor do Senhor) (2 Samuel 12.24,25).
Ao final da vida de Davi, Natã, juntamente com Betseba, intercede em favor de Salomão acerca da ascensão de Salomão ao trono, pretendido por Adonias, um dos filhos de Davi (1 Reis 1.10-45).
A Bíblia informa que foi o autor de crônicas sobre a vida de Davi (1 Crônicas 29.29) e do Livro da História de Natã, onde teria registrado a vida de Salomão (2 Crônicas 9.29). Teve participação, ainda, na organização da adoração a Deus, junto com o rei Davi e Gade, o vidente (2 Crônicas 29.25).
Seus filhos, Zabade e Azarias, foram personagens destacadas durante o reinado de Salomão (1 Reis 4.5)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES