quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MENSAGEM PROFÉTICA


Estive encarregada de dizer ao povo, que o diabo possui artifício após artifício, e os utiliza de maneira que não esperam. As agências de satanás inventarão meios para  disfarçar pecadores de santos. Digo a vocês agora, que quando eu for ao descanso, grandes mudanças ocorrerão. Não sei quando serei levada; e desejo alertar a todos contra os artifícios do diabo. Quero que o povo saiba que eu os alertei claramente antes da minha morte. Não sei especificamente quais mudanças ocorrerão...” – Ellen G. White  24.02.1915 – Manuscrito 1, 1915 (não liberado). Quem desejar pode ser confirmado pelo Centro White da Universidade de Loma Linda – EUA.

Somos Hoje a Igreja de DEUS?
“Contudo, ouvimos que a voz da Associação é a voz de Deus. Toda vez que ouço isto, tenho pensado que é quase uma blasfêmia. A voz da Associação Geral deveria ser a voz de Deus, mas não é, porque alguns em ligação com ela não são homens de fé e oração, não são homens de princípios elevados. Não há uma busca de Deus de todo o coração; não há um reconhecimento da terrível responsabilidade que repousa sobre aqueles nesta instituição para moldar e adaptar as mentes segundo a similitude divina”. Manuscrito 37, p. 8, abril de 1901.

Como Agia O Espírito da Profecia em Seus Dias (após 1901)?
". . . Tenho pouca confiança de que o Senhor está concedendo a estes homens em posições de responsabilidade, visão espiritual e discernimento celestial. Sou lançada em perplexidade quanto a seu curso de ação, e desejo agora dedicar-me a minha obra especial. Não ter parte em qualquer de seus concílios, nem participar de nenhuma reunião campal, nem de perto, nem de longe. Minha mente não será arrastada para a confusão pela tendência que eles manifestam em trabalhar diretamente contrário à luz que Deus me deu. Estou decidida. Preservarei a inteligência que Deus me deu. Minha voz tem sido ouvida nas diferentes conferências e campais. Devo agora fazer uma mudança... Eu os deixarei, pois, para receber a palavra da Bíblia... Esta é a luz que me foi dada, e não me desviarei dela".
Letter W-186, 2 de dezembro de 1902. Para Edson e Willie White, pp. 4-5.

Estamos TODOS Perdidos?
Vi que Deus tem filhos honestos entre os adventistas nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, ministros e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disto, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um excitamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes.
Primeiros Escritos,  pág. 261

Estamos em Babilônia? 
"O termo Babilônia, derivado de Babel, e significando confusão, é aplicado na Escritura às várias formas de religião falsa ou apóstata. Mas a mensagem anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se a algum corpo religioso que outrora foi puro, e se tornou corrupto. Não pode ser a igreja romana a que aqui se refere; pois essa igreja tem estado numa condição caída por muitos séculos". Espírito de Profecia, vol. 4, p. 232.8 (O Grande Conflito original de 1884).
(NOTA -Trecho eliminado do moderno O Grande Conflito).
A mensagem aos laodiceanos aplica-se aos adventistas do sétimo dia que têm tido grande esclarecimento e não têm andado na luz. São aqueles que têm feito grande profissão, mas não andado a par com seu Líder, que serão vomitados de Sua boca, a menos que se arrependam.
A igreja remanescente. Página 59

O Senhor nos mostra aqui que a mensagem a ser apresentada a Seu povo pelos pastores a quem Ele chamou para adverti-lo, não é uma mensagem de paz e segurança. Não é meramente teórica, mas prática em todo particular. O povo de Deus é representado na mensagem aos laodiceanos como em uma posição de segurança carnal. Sentem-se bem, pois se imaginam em exaltada condição de realizações espirituais. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." Apoc. 3:17

O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada.



Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus. O povo continua a modorrar em seus pecados. Continuam a se dizer ricos, e que não necessitam de nada. Muitos indagam: Por que são feitas tantas reprovações? Por que nos acusam continuamente os Testemunhos de desvios da fé e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade; estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertência e reprovação. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem a alma diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual. Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é a fé e o amor puros; vestidos brancos, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, a qual lhes dará claro discernimento das coisas espirituais, e indicará o pecado. Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir.
Testemunhos seletos vol I Pág 329.



Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades. No entanto, se estes, por sua vez, não purificarem a vida de toda má ação, se não estabelecerem puros e santos princípios em todos os aspectos de sua vida, o Senhor os afligirá e humilhará dolorosamente, e, a não ser que se arrependam, os removerá da posição que ocupam, tornando-os um opróbrio. Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.

Nas balanças do santuário há de ser pesada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela será julgada pelos privilégios e vantagens que tem gozado. Se sua experiência espiritual não corresponde às vantagens que, a preço infinito, Cristo lhe concedeu; se as bênçãos que lhe foram conferidas não a habilitarem para fazer a obra que lhe foi confiada, sobre ela será pronunciada a
sentença: "Achada em falta". Pela luz que lhe foi concedida, pelas oportunidades dadas, será ela julgada. ...

A menos que se arrependa e converta a igreja que agora está a levedar-se com sua apostasia, comerá do fruto de seus próprios atos, até que se aborreça a si mesma.
Eventos Finais.Pág. 60

Muitos que professam estar aguardando a iminente volta de Cristo estão se conformando com este mundo e buscando mais fervoroso aplauso dos que os cercam do que a aprovação de Deus. São frios e formais, como as igrejas nominais das quais estão separados apenas pouco tempo. As palavras endereçadas à igreja de Laodicéia descrevem perfeitamente sua presente condição. (Apoc. 3:14-20.) Eles não são frios "nem quentes", mas são mornos. E a menos que aceitem
Pág. 108
o conselho da "testemunha fiel e verdadeira", e zelosamente se arrependam e adquiram "ouro provado no fogo", "vestidos brancos", e "colírio", serão vomitados de Sua boca.
Primeiros escritos Pág. 108.

Há grande necessidade de nossos irmãos vencerem faltas secretas. Sobre eles pende, como nuvem, o desprazer de Deus. As igrejas são fracas. O egoísmo, a falta de caridade, a cobiça, a inveja, as más suspeitas, a falsidade, o roubo, o furto, a sensualidade, a licenciosidade e o adultério, estão registrados contra alguns que dizem crer na solene e sagrada verdade para este tempo. Como poderão essas coisas abomináveis ser tiradas do acampamento, quando homens que pretendem ser cristãos as estão praticando constantemente? São um tanto cuidadosos quanto às suas maneiras diante dos homens, mas são uma ofensa a Deus. Seus puros olhos vêem, uma testemunha registra, todos os pecados deles, tanto abertos como secretos; e a menos que se arrependam e confessem os pecados diante de Deus, a menos que caiam sobre a Rocha e sejam quebrantados, seus pecados permanecerão debitados contra eles nos livros de registro.
Testemunhos Para Ministros Pág. 146

Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: "Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu, Cafarnaum [adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até aos céus [com referência a privilégios], serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje." Review and Herald, 1º de agosto de 1893.
Pág. 49
A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela. Notebook Leaflets, vol. 1, pág. 99.

Calúnia e opróbrio serão a recompensa daqueles que estão ao lado da verdade tal como é em Jesus. "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." II Tim. 3:12. Os que dão claro testemunho contra o pecado serão com certeza tão aborrecidos como o foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo, serão chamados inimigos da igreja e da religião, e quanto mais sinceros e diligentes forem seus esforços para honrar a Deus, tanto mais cruel será a inimizade dos ímpios e dos hipócritas. Não nos devemos, porém, desanimar quando assim formos tratados.
"Prosseguirei com Meu Trabalho"
Talvez sejamos chamados "fracos e loucos", entusiastas e mesmo insanos. Podem dizer a nosso respeito como disseram de Cristo: "Tem demônio." João 10:20. Mas a obra que o Mestre nos confiou é ainda a nossa obra. Precisamos dirigir o espírito dos homens para Jesus, não buscando o louvor ou a honra dos homens, mas entregando-nos Àquele que julga retamente. Ele sabe ajudar os que, enquanto Lhe seguem os passos, sofrem em limitado grau a desonra por Ele suportado. Ele foi tentado em todos os pontos como somos nós, a fim de estar habilitado a socorrer aos que são tentados.
Seja qual for a má interpretação dada a meu testemunho pelos que professam justiça, todavia não conhecem a Deus, hei de avançar humildemente com meu trabalho. Falarei as palavras que Deus me dá para dizer em animação, reprovação e advertência. Não resta senão um pouco de minha vida na Terra. A obra que meu Pai me deu, pela Sua graça, hei de cumprir com fidelidade, sabendo que todos os meus atos hão de passar sob o escrutínio de Jeová. Manuscrito 4, 1883.
Pág. 74

"Deus possui uma igreja. Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos.  Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, alí estou no meio deles. (Mat. 18:20).  Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja."  - Ellen G.White. Manuscript Releases, nº 17, p. 81-82.

Líderes Adventistas que tem rejeitado a luz estão inflamados com loucura contra a santa lei de Deus, assim como a nação Judaica estava contra o Filho de Deus. Eles estão em terrível engano, enganando a outros e sendo eles mesmos enganados.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 2, p. 452)  

Muitos desses professos cristãos vestem-se, falam e agem como o mundo, e a única coisa pela qual podem ser conhecidos é a sua profissão. Embora professem estar aguardando a Cristo, sua conversação não está no Céu, mas nas coisas mundanas. Que pessoas convém ser "em santo trato e piedade", aqueles que professam estar "aguardando e apressando... a vinda do Dia de Deus". II Ped. 3:11 e 12. "E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro." I João 3:3. Mas é evidente que muitos que levam o nome de adventistas estudam mais para o embelezamento do corpo e para parecer bem aos olhos do mundo do que para aprender da Palavra de Deus como ser por Ele aprovados.
Como seria se o amorável Jesus, nosso modelo, fizesse Sua aparição entre eles e os seguidores de religião em geral, como em Seu primeiro advento? Ele nasceu numa manjedoura.
Pág. 109
Acompanhai-O através de Sua vida e ministério. Foi um homem de dores e familiar com o sofrimento. Esses professos cristãos ficariam envergonhados do manso e humilde Salvador que Se vestia com uma túnica simples, sem costura, e não tinha onde repousar a cabeça. Sua vida imaculada, altruísta, condená-los-ia; Sua santa solenidade seria uma penosa restrição ao seu riso leviano e vão; Sua conversação sem artifício seria um obstáculo a sua conversação mundana e cobiçosa; Sua maneira franca e cortante de apresentar a verdade, deixaria a descoberto o real caráter deles, e desejariam ter o manso padrão, o amorável Jesus, fora do caminho o mais depressa possível. Eles estariam entre os primeiros a procurar apanhá-Lo em Suas palavras, e levar o clamor: "Crucifica-O! Crucifica-O!" Luc. 23:21.
Sigamos a Jesus em Seu manso jornadear para Jerusalém, quando "toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz... dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas alturas! E disseram-lhe dentre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os Teus discípulos. E, respondendo Ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão". Luc. 19:37-40. Grande parte dos que professam estar esperando a Cristo seriam tão atrevidos como os fariseus a fim de fazer silenciar os discípulos, e sem dúvida haveriam de exclamar: "Fanatismo! Mesmerismo! Mesmerismo!" E os discípulos, estendendo os seus vestidos e folhas de palmeira no caminho, seriam considerados extravagantes e turbulentos. Mas Deus terá um povo na Terra que não será assim frio e morto, mas que O louvará e O glorificará. Ele receberá glória de algumas pessoas, e se os de Sua escolha, que guardam os Seus mandamentos, tivessem de se calar, as próprias pedras clamariam.
Pág. 110
Jesus vem, mas não como em Seu primeiro advento, uma criancinha nascida em Belém; não como quando jornadeou para Jerusalém, em que os discípulos louvavam a Deus em alta voz e clamavam: "Hosana"; mas na glória do Pai e com todo o séquito de santos anjos para escoltá-Lo em Seu caminho para a Terra. Todo o Céu estará vazio de anjos, enquanto os expectantes santos O estarão aguardando e com os olhos direcionados ao Céu, como os varões galileus quando Ele ascendeu do Monte das Oliveiras. Então somente os que são santos, os que seguiram inteiramente o manso Modelo, exclamarão com transportes de júbilo ao contemplá-Lo: "Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará." Isa. 25:9. E serão mudados "num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta" (I Cor. 15:52) - a trombeta que desperta os santos que dormem e chama-os de suas camas de pó, revestidos de gloriosa imortalidade e clamando: "Vitória! Vitória sobre a morte e a sepultura!" Os santos transformados são então levados para o alto juntamente com os anjos a encontrar o Senhor nos ares, para nunca mais se separarem do objeto do seu amor.
Com tal perspectiva como esta diante de nós, com tão gloriosa esperança, redenção tal como essa que Cristo comprou para nós com o Seu sangue, ficaremos calados? Louvaremos a Deus também com alta voz, como os discípulos quando Jesus viajava para Jerusalém? Não é nossa perspectiva muito mais gloriosa do que a deles? Quem ousaria então proibir-nos de glorificar a Deus, com o mesmo alto clamor, quando temos tal esperança, cheia de imortalidade e repleta de glória? Temos provado dos poderes do mundo por vir, e ansiamos por mais. Todo o meu ser clama pelo Deus vivo, e não estarei satisfeita até que esteja cheia de toda a Sua plenitude.
PRIMEIROS ESCRITOS PÁG. 110

O Cuidado dos Enfermos
Como deverá ser feita a obra do Senhor? Como podemos ter acesso às almas que se acham mergulhadas nas trevas da meia-noite? O preconceito deve ser enfrentado; é difícil tratar com a religião corrupta. Os melhores meios e maneiras de trabalho devem ser considerados com oração. Há um meio segundo o qual muitas portas poderão ser abertas ao missionário. Torne-se ele hábil no cuidado dos enfermos, como enfermeiro, ou aprenda a tratar as doenças, como médico; e, se estiver imbuído do espírito de Cristo, que campo de utilidade se abrirá perante ele!
Cristo foi o Salvador do mundo. Enquanto na Terra, os doentes e aflitos foram objeto de Sua especial compaixão. Ao enviar Ele os Seus discípulos, comissionou-os a curar os doentes, bem como a pregar o evangelho. Ao enviar os setenta,
Pág. 34
ordenou-lhes que curassem os doentes, e em seguida pregassem que o reino de Deus havia chegado a eles. Devia-se cuidar primeiro de sua saúde física, a fim de que o caminho pudesse ser aberto e a verdade lhes alcançasse a mente.
Conselhos sobre saúde . pág 34

O Método de Evangelismo de Cristo
O Salvador dedicou mais tempo e trabalho em curar dos seus males os doentes, do que em pregar. Suas últimas instruções aos apóstolos, Seus representantes na Terra, foi no sentido de porem as mãos sobre os doentes para que eles pudessem recuperar-se. Quando o Mestre voltar, louvará Ele àqueles que tiverem visitado os doentes e suprido as necessidades dos aflitos.
A terna simpatia do Salvador era despertada para a caída e sofredora humanidade. Se sois Seus seguidores, deveis cultivar compaixão e simpatia. A indiferença para com os sofrimentos humanos deve dar lugar ao mais vivo interesse pelos padecimentos dos outros. A viúva, o órfão, o enfermo e o moribundo, sempre precisarão ser ajudados. Eis uma oportunidade de proclamar o evangelho - apontar a Jesus, a esperança e consolação de todos os homens. Quando os sofrimentos do corpo tiverem sido aliviados, e tiverdes demonstrado o mais vivo interesse pelos aflitos, o coração se abrirá, e podereis verter nele o bálsamo celestial. Se estiverdes olhando para Jesus e dEle retirando conhecimento, força e graça, podereis comunicar Sua consolação a outros, pois o Consolador está convosco.
Encontrareis muito preconceito, grande quantidade de falso zelo e falsa piedade, mas tanto na pátria como no campo estrangeiro encontrareis mais corações aos quais Deus tem estado preparando para a semeadura da verdade, do que
imaginais, e estes aclamarão com alegria a mensagem divina, quando lhes for apresentada.
Não deve, porém, haver nenhuma duplicidade, desonestidade, na vida do obreiro. Ao passo que o erro, mesmo quando defendido com sinceridade, é perigoso, a insinceridade na verdade é fatal.
Trabalhar com Entusiasmo
Não devemos ser ociosos espectadores nas agitadas cenas que prepararão o caminho para o segundo advento do Senhor. Devemos manter o entusiasmo e o ardor do soldado cristão. Aquele que não está a favor de Cristo está contra Ele. "Quem comigo não ajunta espalha." Mat. 12:30. A inatividade é registrada nos livros do Céu como oposição à obra de Cristo, pois ela produz a mesma espécie de fruto que a franca hostilidade. Deus clama por ativos obreiros.
Quanto mais claramente nossos olhos contemplarem as atrações do mundo por vir, mais profunda será nossa solicitude pelos habitantes deste mundo. Não podemos ser egocêntricos. Estamos vivendo no tempo do conflito especial entre os poderes da luz e os das trevas. Saí; deixai a vossa luz brilhar; difundi os seus raios por todo o mundo. Em cooperação com os agentes humanos, Cristo e os mensageiros celestiais levarão as partes inacabadas da obra a um perfeito todo. Não ocuparmos o nosso lugar porque amamos o nosso bem-estar, porque queremos evitar preocupações e aborrecimentos, é não brilhar; e, quão terrível a culpa, quão terríveis as conseqüências!
Deve haver aqueles que estão se preparando para ser médicos e enfermeiros missionários cristãos. Então serão abertas portas entre as famílias das classes mais altas, bem como entre as humildes. Todas as influências que pudermos controlar devem ser consagradas à obra. Da missão doméstica deve
estender-se uma cadeia de luz viva e ardente para circundar o mundo, de maneira que cada voz e cada influência façam ecoar: "O Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! ... E quem quiser tome de graça da água da vida." Apoc. 22:17. Medical Missionary, janeiro de 1891.


15
Ouvir-se-ão Admoestações
Pág. 147
Vivemos nos derradeiros dias da história terrestre, e é possível que não nos surpreendamos com coisa alguma no que respeita a apostasias e negações da verdade. A incredulidade tornou-se agora uma fina arte em que os homens trabalham para destruição das próprias almas. Há constante perigo de haver falsas aparências nos pregadores do púlpito, cuja vida contradiz as palavras que proferem; mas a voz da advertência e da admoestação será ouvida enquanto o tempo durar; e aqueles que estiverem culpados de transações em que nunca devemos entrar, quando reprovados ou aconselhados mediante os instrumentos designados pelo Senhor, resistirão à mensagem e se recusarão a ser corrigidos. Irão avante como fizeram Faraó e Nabucodonosor, até que o Senhor lhes tire a razão, e seu coração se torne insusceptível à impressão. A palavra do Senhor virá a eles; caso, porém, prefiram não lhe dar ouvidos, o Senhor os tornará responsáveis por sua própria ruína.
Em João Batista suscitou o Senhor para Si um mensageiro a fim de preparar o caminho para Ele. Esse mensageiro devia dar ao mundo resoluto testemunho no reprovar e acusar o pecado. Anunciando sua missão e obra, diz Lucas: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter
Pág. 148
os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." Luc. 1:17.
Muitos dos fariseus e saduceus foram ao batismo de João, e dirigindo-se a esses, ele disse: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi pois frutos dignos de arrependimento; e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." Mar. 3:7-12.
A voz de João erguia-se qual trombeta. Sua comissão era: "Anuncia a Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Isa. 58:1. Ele não obtivera nenhuma cultura humana. Deus e a natureza haviam sido seus mestres. Era, porém, necessário para preparar o caminho adiante de Cristo alguém que fosse bastante ousado para fazer sua voz ouvida como os profetas de outrora, chamando a nação degenerada ao arrependimento.
Ouvido por Todas as Classes
E todos iam ao deserto para ouvi-lo. Iletrados pescadores e camponeses vinham dos arredores e das regiões próximas e distantes. Os soldados romanos dos quartéis de Herodes vinham ouvir. Capitães vinham com suas espadas ao lado, para abafar qualquer coisa que tivesse visos de motim ou de rebelião. Os avarentos coletores de impostos vinham das regiões circunvizinhas; e do Sinédrio vinham os sacerdotes com suas filactérias. Ouviam todos, como estupefatos; e saíam todos, mesmo os fariseus e os saduceus, e os frios e impassíveis
Pág. 149
zombadores do século, sem mais riso escarninho, pungidos até ao coração pelo senso de seus pecados. Não havia nada de longos argumentos, nem teorias belamente traçadas, elaboradamente expressas em seus "primeiramente", "em segundo lugar" e "em terceiro lugar". Mas era revelada pura e natural eloqüência nas sentenças breves, levando cada palavra em si a certeza e verdade das sérias advertências feitas.
A mensagem de advertência de João era no mesmo sentido daquela dada a Nínive: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida." Jon. 3:4. Nínive arrependeu-se, e clamou a Deus, e Ele os aceitou ao reconhecerem-no. Quarenta anos de graça lhes foram concedidos para manifestarem a genuinidade de seu arrependimento e se desviarem do pecado. Nínive, porém, volveu ao culto das imagens; sua iniqüidade tornou-se mais profunda e mais sem esperança que dantes, porque a luz viera e não a haviam atendido.
João chamava cada classe ao arrependimento. Aos fariseus e saduceus, disse ele: Fugi da ira futura. Vossas pretensões a Abraão como pai não têm o mínimo valor. Elas não vos comunicam princípios puros e santidade de caráter. Os sacrifícios cerimoniais não possuem valor algum a menos que lhes discirnais o objetivo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Desviais-vos das reivindicações de Deus e seguis vossas próprias idéias pervertidas; e perdeis aquelas características que vos constituem filhos de Abraão.
E apontando às pedras em selvática desordem ao redor, Por entre as quais a corrente serpeava em seu curso, disse ele: "Mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão." Mat. 3:9.
João Batista enfrentava com franca reprovação, o pecado em homens de humilde posição e nos que ocupavam postos elevados. Declarava a verdade a reis e nobres, quer o ouvissem, quer o rejeitassem. Falava individual e incisivamente. Reprovava os fariseus do Sinédrio porque sua religião consistia em formas e não em justiça de obediência pura e voluntária. ... Falava a Herodes quanto a seu casamento com Herodias, dizendo: Não te é lícito
Pág. 150
possuí-la. Falou-lhe da retribuição futura, quando Deus havia de julgar a cada um segundo as suas obras. ...
"E chegaram também uns publicamos, para serem batizados, e disseram: Mestre, que devemos fazer?" Luc. 3:12. Disse ele: Deixai as vossas taxas e a alfândega? Não, disse-lhes: "Não peçais mais do que o que vos está ordenado." Luc. 3:13. Se eles continuassem a ser cobradores de impostos, poderiam manter pesos justos e justas balanças de verdade nas mãos. Poder-se-iam reformar naqueles pontos em que havia traços de desonestidade e opressão.
"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo." Luc. 3:14. ...
A Espada da Verdade em Ação
Cristo também falava diretamente a cada classe de homens. Ele reprovou aos que dominavam sobre seus semelhantes, aqueles cujas paixões e preconceitos davam lugar a que muitos errassem e compeliam muitos a blasfemar de Deus. A espada da verdade estava embotada por desculpas e suposições; mas Cristo chamava as coisas por seu justo nome. O machado estava posto à raiz da árvore. Ele mostrou que todas as formalidades do culto não podiam salvar a nação judaica, porque eles não contemplavam nem recebiam pela fé o Cordeiro de Deus como seu Salvador.
Obra e mensagem iguais às de João serão levadas avante nestes últimos dias. O Senhor tem estado a dar mensagens a Seu povo, mediante os instrumentos de Sua escolha, e quer que todos dêem atenção às admoestações e advertências que Ele envia.
A mensagem que precedeu o ministério público do Filho de Deus, foi: Arrependei-vos, publicamos; arrependei-vos, fariseus e saduceus, "porque é chegado o reino dos Céus". Mat. 3:2. Nossa mensagem não deve ser de "paz e segurança". I Tess. 5:3. Como um povo que acredita na próxima vinda de Cristo, temos uma obra a fazer, uma mensagem a apresentar "Prepara-te ... para te encontrares com o teu Deus". Amós 4:12. Devemos erguer o estandarte, e dar a terceira mensagem angélica - os mandamentos de Deus, e a fé de Jesus.
Pág. 151
A Mensagem Para Hoje
A mensagem que damos deve ser tão direta quanto a de João. Ele censurou a reis por sua iniqüidade. Repreendeu o adultério de Herodes. Não obstante estar em risco a sua vida, não lhe esmoreceu nos lábios a verdade. E importa que nossa obra para este século seja feita com igual fidelidade. Os habitantes do mundo hoje são representados pelos que viviam na Terra ao tempo do dilúvio. A impiedade dos habitantes do velho mundo é positivamente declarada: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Gên. 6:5. Deus Se cansou dessa gente cujos pensamentos eram só de prazer e satisfação própria. Não buscavam o conselho do Deus que os criara, nem se importavam de fazer Sua vontade. A repreensão de Deus estava sobre eles por seguirem continuamente a imaginação de seus corações; e havia violência na Terra. "Então arrependeu-Se o Senhor de haver feito o homem sobre a Terra, e pesou-Lhe em Seu coração." "E viu Deus a Terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a Minha face, porque a Terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a Terra." Gên. 6:6, 12 e 13. ...
Há deveres especiais a serem cumpridos, especiais reprovações a serem feitas neste período da história terrestre. O Senhor não deixará Sua igreja sem reprovações e advertências. Os pecados tornaram-se moda; não são, porém, menos ofensivos aos olhos de Deus. Eles são favoravelmente explicados, paliados e desculpados; estende-se a destra da comunhão aos próprios homens que estão introduzindo falsas teorias e sentimentos, confundindo a mente do povo de Deus, amortecendo suas sensibilidades quanto ao que constitui os retos princípios. A consciência se tem assim tornado insensível aos conselhos e reprovações que têm sido dados. A luz comunicada, chamando ao arrependimento, tem-se extinguido nas nuvens da incredulidade e da oposição introduzidas por planos humanos e humanas invenções.
Pág. 152
É vida fervorosa que Deus requer. Podem pastores ter pouco saber vindo dos livros; se, porém, fazem o melhor que lhes é possível com seus talentos, se trabalham segundo suas oportunidades, se revestem suas declarações da linguagem mais simples e clara, se são homens humildes que andam cuidadosa e humildemente, buscando sabedoria do Alto, trabalhando de coração para Deus, atuados por um motivo predominante - amor por Cristo e as almas por quem Ele morreu - serão escutados mesmo por homens de capacidade e talentos superiores. Haverá atrativo na simplicidade das verdades que eles apresentam. Cristo é o maior dos mestres que o mundo já conheceu.
João não aprendeu nas escolas dos rabis. Todavia reis e nobres, fariseus e saduceus, soldados romanos e oficiais exercitados em toda a etiqueta da corte, espertos e calculistas coletores de impostos e homens de renome mundial, deram ouvidos às suas palavras. Tinham confiança em suas declarações simples, e foram convencidos de pecado. Perguntavam-lhe: "Que faremos?" Luc. 3:14. ...
É Necessário Fervor
Neste século, justamente antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, o Senhor chama homens que sejam fervorosos e preparem um povo que subsista no grande dia do Senhor. Os homens que passaram longos períodos em estudos dos livros, não estão manifestando em sua vida aquele zeloso ministério essencial para este último tempo. Não dão um testemunho simples, direto. Há necessidade, entre ministros e alunos, do derramamento do Espírito de Deus. Os fervorosos apelos apoiados de oração que partem do coração de um mensageiro que nisso põe toda a alma, cria convicções. Não são necessários homens letrados para isto fazerem; pois eles dependem mais de sua instrução livresca do que de seu conhecimento de Deus e de Jesus Cristo a quem Ele enviou. Todo aquele que conhece o único Deus vivo e verdadeiro conhecerá a Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, e pregará a Jesus Cristo, e Ele crucificado. ...
Supõe acaso alguém que as mensagens de advertência não vêm àqueles a quem Deus reprova? Os que são reprovados
Pág. 153
podem erguer-se indignados e procurar fazer com que a lei caia sobre o mensageiro de Deus, mas assim fazendo, não estão fazendo com que ela caia sobre o mensageiro, mas sobre Cristo, que deu a repreensão e a advertência. Quando os homens põem em perigo a obra e a causa de Deus por sua maneira errada de agir, não ouvirão nenhuma voz de reprovação? Caso só o que procede mal fosse atingido, e a obra não alcançasse mais longe, ele somente receberia as palavras de advertência; quando, porém, sua maneira de agir está trazendo positivo dano à causa da verdade, e almas estão sendo postas em risco, Deus requer que a advertência seja tão ampla quanto o dano ocasionado. Os testemunhos não serão entravados. As palavras de repreensão e advertência, o positivo "Assim diz o Senhor", virá dos instrumentos designados por Deus; pois as palavras não se originam nos agentes humanos; elas vêm de Deus, que lhes designou sua obra. Se um processo é instaurado em tribunais terrestres, e Deus permite que venha a juízo, é que Seu nome pode ser glorificado. É, entretanto, proferido um ai sobre o homem que se entrega a essa obra. Deus lê os motivos, sejam eles quais forem. Oro para que o Senhor ensine nossos irmãos a serem corretos, e a não transigirem na questão. A causa de Deus tem sido contundida e ferida por quaisquer homens dessa espécie que a ela se achem ligados, e quanto mais depressa eles forem dela separados, melhor. ...
Deus pede homens de decidida fidelidade. Não há utilidade, para Ele, em uma emergência, para homens de duplicidade. Quer homens que ponham as mãos numa ação errada e digam: "Isto não está segundo a vontade de Deus." Carta 19 1/2, 1897.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

POSTAGENS POPULARES